AGENDA DAS ARTES

Voltar

Não pense em crise, trabalhe!

Artistas: Guilherme Peters

Curadoria: -

de 23/4 a 25/5

Galeria Vermelho Ver mapa

Endereço: Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis

Telefone: (11) 3138-1520

galeria Vermelho apresenta “Não pense em crise, trabalhe!” de Guilherme Peters. A mostra fica em cartaz de 23 de abril a 25 de maio e é a terceira exposição do artista na galeria. O artista apresenta exibe aquarelas, instalações e uma performance na abertura da exposição, todo o material apresentado é inédito.

Guilherme Peters. Ustra vive 1. Dimensões: 57x77cm. Crédito: divulgação.

Peters escolheu o recorte dos episódios da política brasileira desde 2013 até os desdobramentos mais recentes no governo federal dos presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro para ser o pano de fundo de suas obras. Em suas aquarelas, Peters combina fatos das duas administrações com ícones  de pinturas históricas de Jean Baptiste Debret, Théodore Géricault, Jacques-Louis David e Joseph Albers, além disso, o artista faz referência às primeiras imagens da fauna e flora brasileiras feitas por pintores holandeses após a colonização do país.

Guilherme Peters. Faço desse territorio minha nação. Dimensões 33 X 29cm Crédito: divulgação.

O artista funde episódios que fomentam a polarização política nacional com as figuras históricas em um diálogo que ecoa a frase de Karl Marx "a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”.Além disso, as ditaduras brasileiras de Getúlio Vargas (1930-1945), Ditadura Militar do Brasil (1964-1985), bem como o escravismo nos períodos do Império e da Colônia.

Guilherme Peters. Posse. Dimensões: 71x33,5cm. Crédito: divulgação.

Peters discute as representações do Brasil ao redor do mundo, bem como a volta de temas como a tortura para os debates nacionais. O artista explora as ferramentas virtuais em suas obras inserindo QR codes em suas aquarelas. Foi uma escolha de Peters explorar a virtualidade que foi muito utilizada na última campanha presidencial, é para ele, o terreno onde as obras se completam.

Serviço
Não pense em crise, trabalhe! de Guilherme Peters
Datas e horários: de 23/4 a 25/5. De terça a sexta das 10h às 19h . Aos sábados das 11h às 17h
Local: galeria Vermelho (Salas 1, 2, fachada e Sala Antonio)| Rua Minas Gerais, 350
Entrada gratuita
Performance "Retrato do presidente": 23/4 às 21h