AGENDA DAS ARTES

Voltar

Museum of me

Artistas: -

Curadoria: -

De 26/4 a 20/5

Centro Cultural Banco do Brasil Ver mapa

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro

Telefone: (11) 3113-3651

O CCBB SP (Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo) apresenta a instalação “Museum of me”, em cartaz de 26 de abril a 20 de maio no saguão da instituição. A proposta da obra é proporcionar uma experiência imersiva digital audiovisual de um minuto com imagens coletadas a partir das redes sociais do espectador. Dessa forma, cria-se um museu pessoal do usuário, seu “DNA virtual”.


Imagens da instalação. Crédito: divulgação

Em um primeiro momento o espectador entra em uma sala inicialmente escura e silenciosa. Em seguida, ouve um som, depois, uma imagem e percebe algumas luzes em sua visão periférica. Em segundos, os monitores começam a exibir uma explosão de cores e sons que impressiona os olhos. As imagens vão surgindo e se combinando até compor uma espécie de “colagem caleidoscópica”. Chega o momento das palavras: hashtags e legendas que correspondem às compartilhadas pelo próprio usuário nas redes sociais em diversos tamanhos e orientações. De fato cria-se um museu, uma coletânea de tudo o que foi postado nas redes de forma sensorial e impressionante.


Imagens da instalação. Crédito: divulgação

As imagens são projetadas em dezenas telas de LCD instaladas em um cubo imersivo e apresentam uma série de cores, textos e imagens aleatórios retirados do conteúdo postado nas mídias sociais.

Eco Moliterno, CCO da Accenture Interactive, que patrocina a mostra, afirma que a exposição prova que máquinas e humanos podem trabalhar juntos. “Museum of Me retrata a inteligência artificial como parceira da criatividade humana. Com as novas ferramentas que chegam diariamente em nossas mãos, somos ainda mais munidos de chances para termos ideias, criar, errar e testar coisas novas diariamente. Essa é a beleza da união entre tecnologia e criatividade”, completa Moliterno.

Os criadores da instalação são o grupo CACTUS, responsável pela concepção de outras experiências artístico-tecnológicas imersivas exibidas em diversas cidades do mundo, como  Nova York, Hong Kong e nos Jogos Olímpicos. A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo patrocina o projeto por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, e da Administração Predial SA (APSA), além de apoio da Benetton Perfumes.

Serviço
Museum of me
Datas e Horários: De 26/4 a 20/5. De segunda a sexta: 10h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h
Local: Edifício Banco do Brasil |Avenida Paulista, 1230
Entrada livre e gratuita