AGENDA DAS ARTES

Voltar

Museu Afro Brasil, nos seus 15 anos, celebra São Paulo: uma iconografia urbana

Artistas: Vários

Curadoria: Emanoel Araújo

De 7/a a 7/7

Museu Afro-Brasil Ver mapa

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, sn - Parque Ibirapuera Portão 10 - Ibirapuera

Telefone: (11) 3320-8900

O Museu Afro Brasil comemora seus 15 anos de existência com a mostra “Museu Afro Brasil, nos seus 15 anos, celebra São Paulo: uma iconografia urbana” que ficará em cartaz na instituição de 7 de abril a 7 de julho de 2019. A exposição reúne cerca de 500 peças históricas, entre pinturas, fotografias, objetos, porcelanas, entre outros, e tem como objetivo narrar a evolução da cidade de São Paulo e suas transformações o início de sua história até a atual metrópole cosmopolita.

Perfume francês e caixa original – Schiaparelli. Década de 1930 e 1950. Coleção particular. Foto Jailton Leal

O curador da exposição é Emanoel Araújo, que também é diretor e fundador do Museu, e de acordo com ele São Paulo é uma “cidade-síntese” uma vez que coordena em seu território toda a diversidade étnica e cultural do país. “É aqui que todas as diferenças se encontram e se confrontam, que todas as sínteses se tornam possíveis,possíveis, todos os choques visíveis, mais que em qualquer outra parte do país. Aqui é o lugar onde um Afro Brasil nos oferece o desafio de uma herança a resgatar”, completa o curador.

Iconografia da Revolução Constitucionalista de 1932 . Foto: Jailton Leal

A mostra será dividida em 5 núcleos: “São Paulo, uma metrópole industrial”; “Belle Époque Paulistana”; “Revolução Constitucionalista de 1932”; “Carnaval Paulistano”; e “IV Centenário”. Cada peça da exposição da conta de uma parte do mosaico que compõe a história de São Paulo. A mostra reúne também artes visuais, música e antigos periódicos.
Uma parte da mostra reúne informações dos artistas brasileiros que participaram da 2ª Bienal de São Paulo, realizada entre 1953 e 1954, que ficou conhecida como a “Bienal da Guernica”. Um marco na história da arte da cidade.

Vista parcial da exposição “Museu Afro Brasil, nos seus 15 anos, celebra São Paulo: uma iconografia urbana”. Curadoria de Emanoel Araújo. Foto Jailton Leal

O Museu
O Museu Afro Brasil pertence a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e é museu histórico, artístico e etnológico, que fomenta a  pesquisa, conservação e exposição de obras de arte, documentação e objetos que retratam o universo negro no país. A instituição foi inaugurada em 2004 e representa um grande passo em direção à documentação da história sob a perspectiva africana. Seu acervo possui cerca de 6 mil itens que variam entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, objetos, documentos e peças etnológicas feitas por brasileiros e estrangeiros, desde o século XVII até os dias de hoje. Celebrar os 15 anos do Museu Afro Brasil é comemorar a memória, história e a arte brasileira e afro-brasileira.

Serviço
Museu Afro Brasil, nos seus 15 anos, celebra São Paulo: uma iconografia urbana
Datas e horários: de 07 de abril a 07 de julho de 2019. De terça a domingo das 10h as 17
Local: Museu Afro Brasil |Av. Pedro Álvares Cabral, s/n. Parque Ibirapuera - Portão 10 (acesso pelo portão 3)
Igressos: R$ 6,00, entrada gratuita aos sábados