AGENDA DAS ARTES

Voltar

Mulheres no Universo de Brecheret

Artistas: Victor Brecheret

Curadoria: Daisy Peccinini

De 3/9 a 26/6

MuBE - Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia Ver mapa

Endereço: Avenida Europa, 218 - Jarim Europa - São Paulo - SP CEP 01449-000

Telefone: 11 2594-2601

O MuBE apresenta ao público paulista, no ano em que completa 20 anos, relevos em mármore travertino, do escultor Victor Brecheret, que decoravam um edifício da Rua XV de Novembro, no centro urbano de São Paulo. A exposição "Mulheres de Brecheret", que estará em cartaz no MuBE de 2 de setembro a 29 de outubro, é inédita em São Paulo e mostra tais relevos que ficaram anos no prédio do Banco Cruzeiro do Sul. Hoje, as obras pertencem ao acervo do Instituto Moreira Sales e estão em comodato com o Instituto Victor Brecheret.

São oito peças, com tamanhos que variam de 0,85m X 0,85m a 1,25m X 1,25 e pesam cerca de 600 kg. Desaparecidos do horizonte da cidade, quando da demolição do edifício, agora retornam mostrando, não só a inigualável qualidade artística do escultor de São Paulo, mas a revelação da potência do feminino no seu universo criativo. Nestes painéis, Brecheret materializou Mulheres Poderosas, que encarnam alegorias ou símbolos dos mananciais das riquezas do Estado de São Paulo e do Brasil. As mulheres encarnam todas as benéficas, prósperas e progressistas atividades responsáveis pelo acelerado progresso de São Paulo que, na década de 50, era a locomotiva do Brasil, dando início à instalação do centro financeiro mundial, que é hoje.

Lá estão, em primazia, Mulher Alegoria da Agricultura do Café, riqueza primordial do país, naquele momento, seguida de outras Mulheres Alegorias das mais importantes atividades econômicas: Alegorias da Indústria, do Comércio, da Construção, da Agropecuária, da Aviação. Além destes painéis externos, Brecheret concebeu dois menores, localizados no interior do edifício, como balcões. Neles, as figuras femininas alegóricas, segurando os símbolos, que as caracterizam, reunidas em grupos de cinco compõem frisos, como os templos gregos, com a mesma atmosfera sacra e transcendental.

Contemplar o conjunto dos oito painéis, onde preponderam, poderosamente, as figuras das Mulheres é expor-se às emanações do sagrado feminino. 

No dia da abertura da exposição, o Coral da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo e Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo fará uma apresentação especial, com músicas que tratam da temática feminina.

Victor Brecheret, Mulher alegoria da agricultura do café

Victor Brecheret, Mulher alegoria do construção

 Victor Brecheret, Mulher alegoria do comércio

Victor Brecheret, Mulher alegoria da indústria

Victor Brecheret, Mulheres alegorias / Imagens: divulgação

serviço
Exposição: "Mulheres no Universo de Brecheret", de Victor Brecheret com curadoria de Daisy Peccinini.
Datas e horários: Abertura dia 2 de setembro, às 19h30. Em exposição entre 3 de setembro e 29 de outubro de 2015. De terça a domingo, das 10h às 19h.
Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura | Av. Europa, 218 – Jardim Europa (entrada pela Rua Alemanha, 221).
Entrada franca.