AGENDA DAS ARTES

Voltar

Möbius

Artistas: Luis González Palma

Curadoria: Jully Fernandes

De 08/04 a 30/05; entrada franca

Galeria de Babel Ver mapa

Endereço: Alameda Lorena, 1257, Casa 2 - Jardim Paulista

Telefone: (11) 3825-0507

A Galeria de Babel dá início à representação exclusiva no Brasil do guatemalteco Luis González Palma, com a exposição “Möbius”, com curadoria de Jully Fernandes e texto de Georgia Quintas, na qual serão exibidas obras da série homônima – fotografias com interferência em tinta acrílica – e mais duas séries fotográficas. A exposição fica em cartaz até 30 de maio.

Nos trabalhos da série “Möbius”, González Palma apresenta interferências geométricas em tinta acrílica sobre fotografias – retratos top de venda dos leilões Sotheby’s e Christie’s nos anos 80 e registros de câmeras antigas, produzidos mais recentemente.

Nessas obras, o artista promove uma reconciliação entre dois movimentos que considera diametralmente oposto na América Latina: os anos 1930, com o retrato estereotipado, conectado ao exotismo e realismo mágico, e os anos 1940 e 1950, com a forte presença da geometria, eliminando a emotividade figurativa. “O objetivo dessa experiência é criar novos significados e associações visuais, que antecipam novas sensibilidades para fornecer uma releitura da história visual de ideias a partir deste lado do mundo, considerando sua história e suas contradições”, explica González Palma.

Donde parece darse lo real, Luis González Palma.

O artista
Nascido na Guatemala em 1957, o premiado Luis González Palma vive e trabalha em Córdoba, Argentina. Participou das bienais de Veneza, São Paulo e Havana, além da Fotobienal de Vigo. Realizou exposições individuais em instituições como The Art Institute of Chicago (Estados Unidos), The Lannan Foundation, Santa Fe (Estados Unidos), The Australian Centre for Photography (Austrália), Palacio de Bellas Artes (México), The Royal Festival Hall (Londres), Palazzo Ducale di Genova (Itália), os museus MACRO e Castagnino de Rosário (Argentina), bem como festivais de fotografia, como Photofest em Houston, Bratislava (Eslováquia), Les Rencontres de Arles (França), PHotoEspaña em Madrid (Espanha), Singapura (Singapura), Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela) e São Paulo.

El reves de la entrega, Luis González Palma.