AGENDA DAS ARTES

Voltar

Meide in Brazil

Artistas: Nunca

Curadoria: Ana Carolina Ralston

De 29/6 a 27/7

Galeria Kogan Amaro Ver mapa

Endereço: Alameda Franca, 1054 - Jardim Paulista

Telefone: (11) 3045-0944

A Galeria Kogan Amaro apresenta “Meide in Brazil” de Francisco Rodrigues da Silva, que atua pelo pseudônimo de Nunca. A mostra é sua primeira individual no Brasil, e fica em cartaz de 29 de junho a 27 de julho.

Aos 36 anos, Nunca é um dos principais nomes do graffiti internacional e consolidou um estilo único e marcante, suas pinturas remetem à litogravura, técnica de impressão em metal usada desde 1500 pelos colonizadores.

Obra do artista Nunca. Créditos: Divulgação

Os temas que mais aparecem em suas obras são os costumes, os povos originários do Brasil e sua fauna e flora, o artista critica o mundo globalizado e a hiperconectividade que marginaliza a ancestralidade e os povos indígenas. "Faço da minha arte uma forma de questionar o que nós, como povo, estamos criando e cultivando culturalmente, do que é legitimamente brasileiro e do que é verdade ou mentira do ponto de vista histórico da nossa nação", questiona Nunca.

A mostra tem curadoria de Ana Carolina Ralston, que observa que a estratégia do artista aproxima o público de sua escola: o street art. "De perto, as ranhuras seguem paralelas, parecendo sulcos cravados em muros. Vistas em perspectiva, formam expressões, cicatrizes, delimitam o espaço e configuram o vasto universo criativo de Nunca", comenta Ralston.


Brinde, obra do artista Nunca. Créditos: Divulgação

Elementos da cultura indígena se fundem com logomarcas de grandes corporações, gadgets em composições críticas que expõem a desvalorização da cultura brasileira neste contexto, avalia o artista.

Spray e tinta acrílica são os materiais que fazem parte do universo de Nunca que adota a transgressão até em seu pseudônimo: "Adotei-o quando entendi a impossibilidade de se expressar pela cidade apenas por meio da arte. Enquanto isso, as propagandas de cigarros e bebidas alcoólicas é que são autorizadas. A ideologia de consumo nos é empurrada goela abaixo a todo o momento. 'Nunca' veio como uma negação a toda essa negação da nossa liberdade".


Obra do artista Nunca. Créditos: Divulgação

O artista já pintou seus personagens em fachadas como a do Tate Modern, de Londres em 2008, e neste ano a do Museu de Arte do Condado de Los Angeles, o LACMA, ainda em construção. Para Nunca, suas obras são uma forma de denúncia: "Vivemos um processo de neocolonização, em que marcas e produtos são os agentes de formação cultural do país", afirma Nunca.

Serviço
Meide in Brazil, de Nunca
Datas e Horários: De 29/6 a 27/7.  De segunda a sexta, das 11h às 19h, e sábado, das 11h às 15h
Local: Galeria Kogan Amaro | Alameda Franca, 1054 - Jardim Paulista
Entrada livre e gratuita