AGENDA DAS ARTES

Voltar

Lanares

Artistas: Inês Schertel

Curadoria: -

De 7/8 a 6/9

Bolsa de Arte Ver mapa

Endereço: Rua Mourato Coelho, 790 - Vila Madalena

Telefone: (11) 3097-9673

Galeria Bolsa de Arte de São Paulo apresenta, a partir do dia 7 de agosto, às 19h, a exposição “Lanares”, de Inês Schertel. A mostra é composta por tapeçarias, luminárias, cestos, bancos e objetos da renomada designer gaúcha, além de uma grande instalação. Tudo criado a partir de lã de ovelha. Em cartaz até 6 de setembro de 2019, a mostra possui entrada livre e gratuita.

Inês Schertel, Folha. Foto: Fifi Tong.

Inês nos apresenta não apenas peças criadas em sua pacata vida na fazenda em São Francisco de Paula no interior do Rio Grande do Sul, mas resultados de um processo manual, intuitivo e produzido com envolvimento e respeito a cada etapa. Desde que se mudou de São Paulo junto com marido, ela cuida de um rebanho de ovelhas que lhe fornecem a matéria prima para a confecção de sua produção.

Criadas com amor, as ovelhas recebem a tosquia obrigatória anualmente, então a matéria-prima é selecionada e processada pela artista até receber novas formas, novos usos e novos significados.

Inês Schertel, Barbicachos. Foto: Fifi Tong.

A técnica utilizada por Inês é ancestral, foi aprendida em diversas viagens, incluindo o Quirguistão, na Ásia Central, onde a artista aprendeu e trabalhou com povos nômades essa arte que remonta mais de 3 mil anos. A técnica é tão antiga que surgiu antes mesmo de inventarem o tear e o fio. Consiste na fricção manual das fibras que, em dado momento, encolhem, dando lugar ao feltro.

Principal representante do movimento Slow Design no Brasil, Inês tem um processo único e original, produzido com paixão que valoriza o reaproveitamento de um material nobre não mais necessário aos animais.

Inês Schertel, Zague. Foto: Fifi Tong.

Serviço
“Lanares”, da artista Inês Schertel.
Datas e horários: Abertura dia 7 de agosto, às 19h. Em cartaz até 6 de setembro de 2019. De segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.
Local: Bolsa de Arte | Rua Mourato Coelho, 790 – Vila Madalena, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.