AGENDA DAS ARTES

Voltar

Ka’rãi

Artistas: Dora Longo Bahia

Curadoria: -

De 25/7 a 24/8

Galeria Vermelho Ver mapa

Endereço: Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis

Telefone: (11) 3138-1520

Galeria Vermelho apresenta Ka’rãi, a nona exposição individual de Dora Longo Bahia na galeria. A mostra fica em cartaz de 25 de julho a 24 de agosto e reúne desenhos, pinturas e obras em Realidade Aumentada produzidos nos últimos 4 anos da carreira da artista.

 


Dora Longo Bahia, Fuga (Sujeito). Créditos: Divulgação

O título da exposição é uma expressão em Tupi que significa “rasgar com as garras” ou “arranhar”, e faz parte da origem da palavra Carcará, ave de rapina encontrada no centro e no sul da América do Sul. O carcará  é também o símbolo da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) que participou da Operação Condor, aliança militar e política entre os EUA e os regimes militares da América do Sul, que atuou no período da Ditadura Civil Militar. O título estabelece um paralelo com a unidade da força aérea nazista, Legião Condor, que atuou consoante aos nacionalistas durante a Guerra Civil Espanhola –  que culminou no bombardeio de Guernica na Espanha. Essas relações se expressam nos dois dípticos intitulados O condor e o carcará (2019) 


Dora Longo Bahia, MASP X FIESP. Créditos: Divulgação

A Sala Antonio da galeria recebe o projeto Cripta, fruto do grupo de pesquisa Depois do fim da arte, coordenado por Longo Bahia. É uma postura recorrente na trajetória de Longo Bahia ceder espaço em suas exposições para obras dos grupos de estudo coordenados por ela desde 2001. A primeira vez que isso aconteceu foi na individual Quand les attitudes déforment les altitudes, no Forum D’Art Contemporain, em Sierre, na Suíça. A partir daí, a artista concede esse espaço em exposições comerciais e institucionais, como na 28ª Bienal de São Paulo, em 2008, quando o grupo levava o nome de Anarcademia.

Nessa exposição, a artista reúne obras produzidas a partir de 2016 que tem como ponto de partida a conjuntura política atual do Brasil, estão presentes temas como as armas de fogo, indígenas, a operação Lava Jato, entre outros. 

Serviço
Ka’rãi de Dora Longo Bahia
Datas e Horários: De 25/7 a 24/8. De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h.
Local: Galeria Vermelho | Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.