AGENDA DAS ARTES

Voltar

Japão 47 artesãos

Artistas: Vários

Curadoria: Kenmei Nagaoka

22/4 a 17/7

Japan House São Paulo Ver mapa

Endereço: Av. Paulista, 52 - Bela Vista

Telefone: (11) 3090-8900

A Japan House São Paulo apresenta “Japão 47 artesãos”. A exposição fica em cartaz de 22 de abril a 17 de julho e tem como curador o designer japonês Kenmei Nagaoka, do D&DEPARTMENT PROJECT. A mostra ocupa o segundo andar da instituição e apresenta obras das 47 províncias japonesas. A ideia é apresentar artesãos que façam uso de técnicas e materiais milenares sob a ótica do design contemporâneo.


Exposição Japão 47 Artesãos. Crédito D&DEPARTMENT PROJECT

Por meio dos objetos expostos é possível ter um amplo panorama do artesanato no Japão atual, as peças que retratam histórias e características peculiares das províncias a que pertencem e se utilizam de designs típicos, inclusive para subvertê-los.

Em um primeiro olhar, os itens expostos não parecem tão típicos e regionais por apresentarem fortes características do design moderno, no entanto a inspiração para sua construção  muitas vezes vem de memórias de sua terra natal, e até mesmo a ancestralidade que se revela nas técnicas milenares utilizadas


Peças de Hajime Tamura (1973), da província de Akita. Crédito: Marianna Rosalles - InfoArt SP

A proposta da exposição não é incentivar o consumo das peças, mas sim retratá-las como objetos que carregam histórias e tradição, são retratos atemporais do Japão profundo. Para ajudar na compreensão e identificação das singularidades de cada região, os objetos da mostra estão divididos em cinco conjuntos que formam as áreas geográficas do país: Hokkaido, Honshu, Shikoku, Kyushu e Okinawa.

Vale a pena conferir!

Serviço
Japão 47 artesãos
Datas e horários: De 22 de abril a 17 de julho.  Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h. Aos Domingos e feriados: das 10h às 18h
Local: Japan House São Paulo| Avenida Paulista, 52 (2º andar)
Entrada gratuita