AGENDA DAS ARTES

Voltar

Introdução à teoria dos opostos absolutos

Artistas: Raul Mourão

Curadoria: Guilherme Wisnik

27/5 a 20/7

Galeria Nara Roesler Ver mapa

Endereço: Avenida Europa, 655 - Jardins

Telefone: (11) 3063-2344

A Galeria Nara Roesler apresenta "Introdução à teoria dos opostos absolutos", de Raul Mourão  que fica em cartaz de 27 de maio a 20 de julho. A mostra é a terceira individual do artista na galeria e expressa sua produção multimídia – que transita por esculturas, fotografias, pinturas e vídeos – e revela observações poéticas sobre o caos social e político atual. Guilherme Wisnik é o autor do texto curatorial e a mostra é dedicada a três artistas de São Paulo: Dora Longo Bahia, Nuno Ramos e Dudi Maia Rosa. Além deles, outros artistas-colegas também foram lembrados: Barrão, Marcelo Cidade, Guto Lacaz e Cafi.


Bang Bang #1, 2017. Video digital e stereo soundtrack. Créditos: Divulgação

O pontapé inicial da exposição é o questionamento acerca da natureza humana: seria o homem um homo faber ou um homo ludens? Em outras palavras, seríamos nós definidos pela capacidade racional de construir instrumentos para transformar a natureza, ou, ao contrário, pela faculdade da imaginação fantasiosa, que nos permite a brincadeira, o jogo, a gratuidade e a arte? A obra do artista transita por esses dois polos.


4 cervejas (para Guto Lacaz), 2019. Aço 1020 com resina sintética, vidro, mdf. Dimensões 46 x 50 x 25 cm. Crédito: Divulgação

De acordo com Wisnik, “Raul realiza inicialmente trabalhos vinculados à uma matriz construtiva, que dialogam tanto com o ambiente brasileiro quanto com o minimalismo e o pós-minimalismo norte-americanos”. Ao longo de sua trajetória, entretanto, o artista transita para a exploração da sensorialidade e da poesia, “instável, ao sabor do toque, ou mesmo do vento”, completa o curador.

A percepção do artista sobre o mundo se reflete em explosões de materiais que inicialmente não são frágeis expostos na mostra, é como se diante da violência crescente do mundo sua composição fosse colocada à prova.


Setaderua Joaquim Selva #1, #2 e #3, 2017. Pigmento mineral sobre papel fotográfico de algodão. Dimensões: 34 x 94 cm (cada). Crédito: Divulgação

Outros estímulos urbanos como sinalizações de trânsito, grades que isolam espaços da cidade, adornos de guaritas, entre outros, também estão presentes em seus trabalhos. Para Mourão  “o encarceramento da vida cotidiana por trás de barras e grids é, cada vez mais, uma constante”

Para o artista, a polarização que vivemos atualmente diverge daquela proposta na época da Guerra Fria, as fronteiras entre os antagonistas está borrada. Há uma construção da figura de um inimigo, de um outro, fortemente projetada. Raul trabalha com oposições. Mas sabe que elas não podem ser inconciliáveis.

Serviço
Introdução à teoria dos opostos absolutos de Raul Mourão
Datas e Horários: Abertura 25/5 às 11h. De 27/5 a 20/7. De segunda a sexta das 10h às 19h. Aos sábados das 11h às 15h
Local: Galeria Nara Roesler |Avenida Europa 655, Jd Europa