AGENDA DAS ARTES

Voltar

Individual - Amilcar de Castro

Artistas: Amilcar de Castro

Curadoria: Rodrigo de Castro

De 19/3 a 30/4

Galeria Marilia Razuk Ver mapa

Endereço: Rua Jerônimo da Veiga, 131 - Itaim

Telefone: (11) 3079-0853

A Galeria Marília Razuk apresenta exposição individual do artista Amilcar de Castro entre os dias 19 de março e 30 de abril de 2016. Com curadoria de Rodrigo de Castro, a mostra reúne uma seleção de aproximadamente 20 obras, entre esculturas em aço cortén, desenhos em acrílica sobre tela e sobre papel. Datadas das décadas de 1970 e 1980, essas obras foram selecionadas, segundo o curador, “pela pouca visibilidade expositiva que tiveram na trajetória do artista”.

Amilcar de Castro (Divulgação)

Nas diversas formas de incisão no espaço bidimensional, Amilcar utilizou a vassoura ou a trincha no lugar do tradicional pincel, em gestos contínuos e espontâneos. Revelou assim com sua peculiar linguagem construtiva, um notável exercício de liberdade. Da obra tridimensional, marcante na carreira de Amilcar de Castro, foram selecionadas esculturas da célebre série “Corte e Dobra”, descritas pelo crítico Tadeu Chiarelli como “formas bidimensionais anônimas e fechadas em si mesmas (o retângulo, a circunferência), transformadas por uma ação. Uma ação que rompendo a inércia da forma-matriz, projeta-a para o tridimensional, transformando-a e transformando o espaço ao redor”.

Ainda fazem parte da mostra esculturas da série de “Corte”. Surgidas na década de 1980, esses blocos geométricos, feitos com chapas bem mais espessas e compactas, apresentam, além do corte, o gesto de deslocamento de parte da obra no espaço, permitindo várias possibilidades de composição.

Amilcar de Castro, Sem título (Divulgação)

serviço
Exposição: "Individual - Amilcar de Castro", com curadoria de Rodrigo de Castro.
Datas e horários: Abertura dia 19 de março, sábado, às 11h (convidados). Em cartaz entre 19 de março e 30 de abril de 2016. De segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h; sábado, das 12h às 17h.
Local: Galeria Marília Razuk | Rua Jerônimo da Veiga, 131 - Itaim Bibi.
Entrada franca.