AGENDA DAS ARTES

Voltar

Icons

Artistas: Russell Young

Curadoria: Plataforma91

De 2/4 a 30/4

Plataforma91 Ver mapa

Endereço: Rua Major Diogo, 91 – Bela Vista

Telefone: -

Plataforma91 abre no dia 2 de abril, sábado, às 16h, a exposição “Icons”, do artista inglês Russell Young. A mostra conta com 24 obras inéditas no Brasil que trazem imagens de ícones da música e do cinema como Marilyn Monroe, Jim Morrison, David Bowie e Jane Fonda, entre outros. A exposição tem entrada gratuita e ficará aberta até dia 30 de abril.

Russell Young, Marilyn Crying (Divulgação)

O britânico Russell Young é um dos maiores nomes da pop art e trabalha, especialmente, com a ressignificação de elementos-chaves da cultura popular, utilizando imagens de astros da música e do cinema. As ousadas serigrafias de Russell exploram a natureza da cultura americana e descolorem o excesso e ambição que ajudaram a moldar o sonho americano. Para Russell, “esta série de serigrafias vai de encontro da história americana dos últimos trinta anos, vista através dos meus olhos, o olhar de um estrangeiro nascido no norte da Inglaterra. Uma celebração por vezes brutal dos personagens que enaltecem e castigam, em igual medida, nossa percepção e compreensão do mundo neste século 21”, declara o artista.

”A curadoria assinada pela Plataforma91 divide a exposição em salas dedicadas a artistas que são constantes na obra de Russell. “As obras do artista estarão divididas em salas temáticas. Uma sala, por exemplo, será dedicada a obras que trazem retratos de Marilyn Monroe, outra sala será dedicada a David Bowie”, adianta Houssein Jarouche, que assina a curadoria ao lado de Abidiel Vicente e Julia Morelli, da Plataforma91.Os curadores trabalham nesta exposição há três anos. “A obra de Russel vem de encontro com as premissas artísticas da Plataforma91: o uso de imagens icônicas retrabalhadas com técnicas de serigrafia manual”, finaliza Houssein.

Russell Young, Marlon Brando with Diamond (Divulgação)

Sobre Russell Young
O artista britânico estudou fotografia, cinema e design gráfico e ganhou reconhecimento ao fotografar os primeiros anos das bandas Bauhaus, R.E.M e The Smiths. Posteriormente passou a retratar artistas como George Michael, Morrissey, Björk, Bruce Springsteen e Bob Dylan. Por dez anos foi diretor de videoclipes. Em 2000, quando vivia em Nova York, começou dedicar-se à pintura e ficou conhecido por seus trabalhos que exploram celebridades do cinema e da música. Suas exposições percorreram galerias e feiras do mundo todo.

Russell Young, Sid Vicious (Divulgação)

serviço
Exposição: “Icons”, de Russell Young.
Datas e horários: De 2 a 30 de abril de 2016. De quarta a sábado, das 11h às 18h.
Local: Plataforma91 | Rua Major Diogo, 91 – Bela Vista.
Entrada franca.