AGENDA DAS ARTES

Voltar

Heróis

Artistas: Daniel Kfouri

Curadoria: João Castilho

De 12/05 a 05/06

Doc Galeria Ver mapa

Endereço: Rua Aspicuelta, 662 - Vila Madalena

Telefone: (11) 3938-0130

A DOC Galeria apresenta a exposição "Heróis", do fotógrafo Daniel Kfouri, cujo foco são os contrastes existentes em Cuba, explorando a luz e as sombras da ilha caribenha. A exposição abre no dia 12 de maio e vai até 5 de junho.

Sob curadoria do premiado artista mineiro João Castilho, a exposição apresenta uma Cuba supostamente repleta de desigualdades. Não a desigualdade do povo, que sempre transmite bom humor. Nem a dos jovens fascinados pela cultura norte-americana. A disparidade de Kfouri é a que se forma pela luz dura e o preto das sombras, que dividem o mesmo ambiente em ruas, vielas e avenidas, tornando-se uma característica muito forte na ilha.

Daniel Kfouri

“O trabalho ganha uma potência surpreendente apresentada em dípticos e trípticos coloridos. As sombras se transformam em objetos autônomos e orgânicos, com vida própria. As luzes se alteram claramente em rasgos e furos. O filósofo italiano Giorgio Agamben diz que contemporâneo é aquele que mantém fixo o olhar em sua época, para nele perceber não as luzes, mas o escuro,” destaca o curador João Castilho.

As fotos para a exposição "Heróis" foram feitas durante uma viagem no final de 2007, assim que os rumores sobre a possível morte de Fidel Castro estampavam as principais páginas dos veículos impressos nacionais e internacionais. Ninguém realmente sabia qual a real situação do estado de saúde do comandante naquele momento.

Numa conversa de bar, o autor escutou dos locais que os verdadeiros heróis não eram mais Fidel Castro e Che Guevara, mas sim o povo, que, com tão pouco, conseguia viver e exaltar sua dignidade. “Dentro e fora dessas sombras, desse preto que pode ser interpretado de diferentes maneiras, vivem os cubanos. E eu acredito que é nessa escuridão que estão as respostas em Cuba”, conclui Daniel. A exposição foi apresentada em março no Festival de Fotografia de Tiradentes. Para as paredes da DOC foram produzidas novas imagens. 

Daniel Kfouri

Serviço:
Exposição Heróis
Período: de 13 de maio a 5 de junho
Visitação: de segunda a sexta, das 11h às 13h e das 14h às 19h
Endereço: Rua Aspicuelta, 662 - Vila Madalena
Entrada franca