AGENDA DAS ARTES

Voltar

Gravuras de Rembrandt

Artistas: Rembrandt

Curadoria: Paulo Costa

De 27/4 a 30/6

Fundação Cultural Ema Gordon Klabin Ver mapa

Endereço: Rua Portugal, 43 - Jaridm Europa

Telefone: (11) 3062-5245

A Casa Museu Ema Klabin apresenta  “Gravuras de Rembrandt”, mostra que marca os 350 anos da morte do artista. Exposições ao redor do mundo celebram a data e o legado artístico desse  pintor, gravador, impressor e desenhista, mestre do Século do Ouro Holandês. A mostra fica em cartaz de  27 de abril a 30 de junho


Nu feminino reclinado - Rembrandt H. van Rijn - Coleção Fundação Ema Klabin-Foto divulgação

A exposição brasileira reúne cinco gravuras originais de Rembrandt que são parte da coleção de  Ema Klabin, além de detalhes de sua trajetória e técnica. Entre as obras, estão: Retrato  do Caligrafista Lieven Van Coppenol (1658. Água-forte e ponta-seca); Jovem sentado no chão com uma perna estendida(1646. Água-forte e ponta-seca); Cristo e a Samaritana(1658. Água-forte e ponta-seca); Nu feminino reclinado (1658. Água-forte, ponta-seca e buril); Estudos da cabeça de Saskia e outros(1636. Água-forte).


Jovem sentado no chão com uma perna estendida - Rembrandt H. van Rijn - Coleção Fundação Ema Klabin-Foto divulgação.

A mostra conta com a curadoria do arquiteto Paulo Costa que afirma que uma das gravuras Jovem sentado no chão com uma perna estendida (1646) foi adquirida por Ema Klabin em  uma galeria do Rio de Janeiro em 1947. “Acreditamos  que todas as outras gravuras de Rembrandt tenham sido adquiridas por Ema Klabin ainda nesse período de início da coleção”, completa.

Ao longo de sua vida Rembrandt não teve muito reconhecimento, fora de seu país. No entanto suas excepcionais qualidades foram reconhecidas com o tempo. Grande parte dos artistas da época se restringia a oferecer desenhos para que gravadores produzissem as matrizes de impressão, no entanto Rembrandt se interessou e dedicou seu tempo a técnica ao ponto de produzir obras que buscavam refletir diversos aspectos de sua pintura, especialmente pela exploração dos jogos de luz e sombra.

Serviço
Gravuras de Rembrandt
Datas e Horários: De 27 de abril a 30 de junho. De quarta a domingo, das 14h às 17h (com permanência até às 18h), sem agendamento.
Local: Fundação Ema Klabin| Rua Portugal, 43
Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca. De quarta a sexta-feira o ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).