AGENDA DAS ARTES

Voltar

Gold – Mina de Ouro Serra Pelada

Artistas: Sebastião Salgado

Curadoria: Lélia Wanick Salgado

De 17/7 a 3/11

Sesc Avenida Paulista Ver mapa

Endereço: Avenida Paulista, 119 - Bela Vista, São Paulo

Telefone: (11)3170-0800

O Sesc Avenida Paulista apresenta “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada” de Sebastião Salgado. A mostra com curadoria de Lélia Wanick Salgado reúne mais de 50 fotos que revelam situações da Mina de Ouro da Serra Pelada, local de onde foram extraídas toneladas de ouro através da mão de obra garimpeira.

Salgado, fotógrafo reconhecido e premiado internacionalmente, compartilha com o público através de seu olhar a realidade das jazidas de ouro, as condições insalubres de trabalho dos mineiros, e o auge do período de exploração - conhecido como “febre do ouro”.


Fotografia da exposição. Créditos: © Sebastiao Salgado

As imagens são fruto de uma imersão do fotógrafo no local que durou cerca de 1 mês, neste período Salgado registrou a chegada de pessoas do mundo inteiro na Serra Pelada. As imagens retratam sonhos, expectativas e as múltiplas sensações que a possibilidade de ter acesso ao ouro, um dos materiais mais valiosos do mundo, desperta nas pessoas. 

“O que dizer desse metal amarelo e opaco que leva homens a abandonar seus lares, vender seus pertences e cruzar um continente, a fim de arriscar suas vidas, seus corpos e sua sanidade por causa de um sonho? ” questiona Sebastião Salgado.

Fotografia da exposição. Créditos: © Sebastiao Salgado

A curadora Lélia Warnick Salgado é encarregada da editoria e organização das atividades profissionais de Sebastião Salgado, além de ser co-fundadora da agência Amazonas Images e do Instituto Terra.

Durante o período expositivo haverá o lançamento do livro “Sebastião Salgado – Gold”, publicado pela  Editora Taschen, que reúne todas as imagens capturadas na viagem do fotógrafo. O evento será no dia 17 de julho de 2019 às 20h.

Serviço
Gold – Mina de Ouro Serra Pelada, de Sebastião Salgado
Datas e Horários: De 17/7 a 3/11. De terça a sábado, das 10h às 21h30 (permanência até 22h); domingos e feriados, das 10h às 18h30 (permanência até às 19h).
Local: Sesc Avenida Paulista (Arte I - 5º e 6º andar) | Avenida Paulista, 119 - Bela Vista, São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do Metrô)
Entrada livre e gratuita. Para agendamentos de grupos enviar solicitação para o e-mail agendamento@avenidapaulista.sescsp.org.br .