AGENDA DAS ARTES

Voltar

Gabinete Ansiedade

Artistas: Andréa Tavares

Curadoria: -

De 16/3 a 30/4

Oficina Cultural Oswald de Andrade Ver mapa

Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro

Telefone: (11) 3222-2662 | (11) 3221-4704

Entre os dias 16 de março e 30 de abril de 2019, a Oficina Cultural Oswald de Andrade exibe a mostra individual e inédita "Gabinete Ansiedade", de Andréa Tavares. A curadoria da mostra foi feita em cima de cerca de 4 mil imagens coletadas – entre impressos, estampas, pinturas, desenhos e fotos de pequenos objetos, como brinquedos e pedras –, resultando em mil imagens finais, que irão compor Gabinete Ansiedade. A mostra é livre para todos os públicos e a entrada é gratuita.

A mostra é uma forma de expor as angústias e ansiedades individuais atualmente. Foto: Divulgação.

“Eu quero construir um silêncio com essa exposição, mas não necessariamente um silêncio confortável. Vivemos um período de muita angústia e ansiedade, em todos os níveis de relacionamento. Então expor angústias e ansiedades individuais pode ser político”, observa a artista Andréa Tavares.

Gabinete Ansiedade cria um espaço inundado de imagens, uma sala como um lugar de reflexão sobre a produção de lembranças e de afetos. A exposição está muito relacionada com a gravura, que é compreendida como meio de reprodução e de compartilhamento de imagens e de arquivos de informação. A mostra é o resultado de um grande projeto de Tavares, chamado “Arquivos de O.”, que é uma coleção de imagens que a artista coletou desde 2009. Dentro desse trabalho tem a “Célula das lanternas, da habitação do corpo e da ansiedade”, segmento que será apresentado na exposição.

“Sentimos nos nossos corpos e nos afetos cada lei, cada palavra repressora. Vivemos a ansiedade de um futuro, olhamos para o passado e nos perguntamos como chegamos aqui”. Tavares explica que a proposta é uma sala de estudos, onde o objeto é a própria ansiedade.

A mostra permanece em cartaz na Oficina Cultural localizada no Bom Retiro até abril de 2019. Foto: Divulgação.

Serviço
Exposição: "Gabinete Ansiedade", de Andréa Tavares.
Datas e horários: Abertura dia 16 de março, sábado, às 15h. Em cartaz até 30 de abril de 2019. De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30; sábado, das 10h às 18h.
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade | Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.