AGENDA DAS ARTES

Voltar

FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) 2019

Artistas: Vários

Curadoria: -

26/6 a 11/8

Centro Cultural Fiesp Ver mapa

Endereço: Avenida Paulista, 1313 - Cerqueira César

Telefone: (11) 3146-7439

O Centro Cultural Fiesp apresenta o “FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) 2019” que fica em cartaz de 26 de junho e 11 de agosto de 2019. Em sua 20º ano, o Festival reúne obras que tem como norte a inovação e são fruto da fusão entre arte e tecnologia.

Desde 2004. a mostra ocorre no Centro Cultural Fiesp, mas ao todo já foram 48 edições. Em 2018, o FILE ficou no top 20 exposições mundiais de arte e no top 10 mostras de arte contemporânea de acordo com os rankings do The Art Newspaper.


Into The Wind | Witaya Junma | Tailândia. Créditos: Divulgação

Nesta edição, a FILE apresenta  12 instalações, 13 trabalhos da FILE Cinema Circular, 22 obras no Led Show (a Galeria de Arte Digital, que faz parte da fachada do prédio do Centro Cultural Fiesp), 70 trabalhos de videoarte, 26 de hipersônica, 10 de web arte, 37 GIFs e 77 animações. Uma das características da mostra é a interatividade, a experiência se completa a partir da participação do visitante nas obras.

Entre os destaques da exposição está a instalação “Into The Wind”, da artista tailandesa Witaya Junma, na obra, os sopros do espectador geram bolhas de sabão. A variação dos sopros interfere na criação de formas diferentes das bolhas, as estruturas transparentes da instalação permitem que o visitante possa enxergar o mecanismo e os processos da construção das bolhas. As inspirações de Junma foram as cenas cotidianas e o fluxo do vento entre as pessoas.


A Sense of Gravity | Teun Vonk | Holanda | Foto: Hanneke Wetzer

Uma das maiores obras expostas no File é a instalação “A sense of Gravity” do holandês Teun Vonk que promove uma nova experiência sensorial da gravidade. O artista criou uma máquina que aparenta ter saído de um filme futurístico, é um espaço macio que traz uma vivência inédita para quem está dentro e um espetáculo visual para quem está assistindo de fora.

No dia 26/6 haverá uma conversa com Maya Puig, membra da Fundação Interactive Media (Berlim), na Sala do Educativo do Centro Cultural Fiesp, às 18h30. O debate será seguido de uma visita guiada. Há vagas para aproximadamente 30 pessoas, é possível reservar antecipadamente no sistema Meu Sesi . Vagas remanescentes serão distribuídas na hora, por ordem de chegada.

Serviço
FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica)
Datas e Horários:  de 26/6 a 11/8. De terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h
Local: Centro Cultural Fiesp
Entrada livre e gratuita