AGENDA DAS ARTES

Voltar

Exposições de Artes Visuais do 23° Cultura Inglesa Festival

Artistas: David Magila, Tiago Mestre e Caco Galhardo

Curadoria: Curadoria do Edital

De 25/5 a 16/6

Centro Brasileiro Britânico Ver mapa

Endereço: R. Ferreira de Araújo, 741 - Pinheiros

Telefone: (11) 3039-0508

O 23º Festival Cultura Inglesa apresenta três exposições de arte gratuitas no Centro Brasileiro Britânico: “Tudo é Dissimulado”, de David Magila; “Tiger, Tiger”, de Tiago Mestre;  “Notas de um Sonho”, do cartunista Caco Galhardo. As mostras ficam em cartaz de 25 de maio a 16 de junho.

Os artistas foram selecionados por meio de um edital e suas propostas deveriam ter inspiração na cultura inglesa.  As três exposições selecionadas reúnem instalações artísticas, cerâmicas e obras interativas e investigam processos de mudanças e explorando a relação entre o passado e a contemporaneidade.

David Magila criando as obras da exposição. Crédito: Divulgação

Em “Tudo é Dissimulado”, Magila expõe seu olhar atento e minucioso sobre espaços da cidade que carregam uma “arquitetura largada”, ou seja, que se tornaram inóspitos e sofrem com a ação do tempo e da natureza. O artista busca se reconectar com esses espaços e resgatar sua memória por meio de 13 trabalhos que variam entre pintura, vídeo, desenho e instalação.

Um dos lugares selecionados por Magila foi o parque londrino Parkland Walk: “Na verdade, o local era uma antiga estrada de trem que foi desativada e hoje é um parque com corredor verde. Como era inverno, era um lugar pouco frequentado pelas pessoas, e por isso via a beleza naquele lugar. Comecei a tirar fotos, fazer desenhos e coletar material por puro interesse, sem pretensões.”, afirma o artista. Suas visitas despretensiosas se transformaram em obras que podem ser vistas na exposição.

Tiago Mestre explorou em “Tiger Tiger” a cerâmica, tradicional na cultura inglesa, desde o surgimento da ideia de “studio pottery”, no início do século XX, até suas aplicações no contemporâneo. O artista buscou com o material uma prática mais livre e exploratória da produção de cerâmica, inserida no âmbito da arte contemporânea, a mostra propõe encontrar um lugar de negociação entre essa tradição, com suas problemáticas, e as novas possibilidades discursivas.

Caco Galhardo produzindo obras inspiradas em "Sonho de Uma Noite de Verão". Crédito: Divulgação

Em “Notas de um Sonho”, o consagrado cartunista Caco Galhardo se inspirou na comédia “A Midsummer Night’s Dream” (Sonho de uma Noite de Verão), de William Shakespeare. A exposição reúne as singularidades do artista: o humor, a comédia, o teatro e o desenho. Galhardo explora os diálogos e frases da peça de Shakespeare para o pintar imagens presentes no texto. “Sonho de uma noite de verão é conhecido como a melhor comédia de Shakespeare, e o meu trabalho tem muito de humor. Foi quase natural juntar e compor um trabalho que reunisse todos esses mundos” diz Caco.

Fábio Cypriano, um dos curadores de artes visuais do edital, afirma que “O Cultura Inglesa Festival é dos poucos programas permanentes de apoio à produção artística não só na cidade, como no país. Sua importância cresce agora com a diminuição de apoios dos órgãos públicos. Em artes visuais, ele premiou artistas como OdiresMlászho, em 2008, que dois anos depois estaria na Bienal de São Paulo e em seguida representando o Brasil, em Veneza. Entre outros destaques posso citar Henrique Oliveira e (Eduardo) Srur, ambos com presença no circuito nacional e internacional”.

Serviço
Exposições de Artes Visuais do 23º Cultura Inglesa Festival
Datas e Horários: De 25 de maio a 16 de junho. De segunda a sexta das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h
Local: Centro Brasileiro Britânico | Rua Ferreira de Araújo, 741 - Pinheiros
Entrada Livre e Gratuita
Estacionamento tarifado no local