AGENDA DAS ARTES

Voltar

Expanded ID/ID Expandida | Resíduos

Artistas: Anaísa Franco e Gene Johnson

Curadoria: -

De 18/6 a 3/8

Galeria Lume Ver mapa

Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa

Telefone: (11) 3704-6268

Galeria Lume apresenta as individuais  "Expanded ID/ID Expandida", de Anaísa Franco  e "Resíduos", de Gene Johnson. As exposições ficam em cartaz de 18 de junho a 3 de agosto.

Expanded ID/ID Expandida

Anaísa Franco, On Shame. Créditos: Divulgação

Em "Expanded ID/ID Expandida" , Anaísa Franco propõe experiências de arte imersiva que estimula o pensar a partir dos sentidos. Na afirmação "nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos”, o filósofo grego Aristóteles parece sintetizar a proposta da artista na mostra.

Em esculturas e instalações, Franco criou trabalhos que brincam com luzes e sons, a artista os concebe com o mesmo rigor de um cientista. Filha de psicanalista, Anaísa demonstra ter o mesmo fascínio pela mente humana de sua mãe e investiga comportamentos, sentimentos, e emoções através de suas propostas visuais."Uso conceitos da psicologia e das ciências cognitivas para criar interfaces que relacionam o físico com o digital. É um processo de constante experimentação de novos materiais e métodos de concepção digital. Tudo isso para, no fim, chegar a uma situação afetiva", explica a artista.

A artista se especializou em artes digitais durante períodos em que esteve na Europa, Ásia e Austrália. Essa experiência possibilitou que ela desenvolvesse uma série de investigações sobre os sentidos do ser humano e métodos de arte tecnológica. Suas obras tem vida própria e dependem da interação do visitante para que que sejam nutridas e ganhem sentido.

Resíduos


Gene Johnson, Mechanic assemblage. Créditos: Divulgação

A geometria, as formas e texturas  da metrópole são traços fundamentais na poética do artista americano Gene Johnson. Suas pinturas e colagens refletem seu olhar sobre paisagens urbanas e constroem narrativas frutos de sua observação. A mostra ocupa o Anexo Lume e foi inspirada nas passagens do artista em cidades como Nova York, Cidade do México e São Paulo.

É possível perceber que o artista, hoje com 74 anos de idade, transitou por extremos ao longo de sua trajetória, um ponto de convergência com sua musa inspiradora: a cidade. "Pinturas são como histórias contadas em camadas, sempre desviando, evitando-se, dividindo-se, escolhendo e enfrentando verdades. São trechos recortados do que queremos que seja conhecido", afirma Johnson. Seus quadros são feitos em grande escala e expressam fragmentos tipográficos do território.

Nas colagens, o artista trabalha com uma sobreposição de materiais como metal e papel. É possível perceber formas assimétricas e entrar em contato com sensações de caos, equilíbrio,  intimidade e ludicidade.

Serviço
Expanded ID/ID Expandida | Resíduos
Datas e Horários: De 18/6 a 3/8. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Aos sábados, das 11h às 15h
Local: Galeria Lume | Rua Gumercindo Saraiva, 54, Jardim Europa.
Entrada livre e gratuita.