AGENDA DAS ARTES

Voltar

Dhamma

Artistas: Narcélio Grud

Curadoria: Baixo Ribeiro

30/3 a 29/6

Choque Cultural Ver mapa

Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 250 - Vila Madalena

Telefone: (11) 3061-2365

A Galeria Choque Cultural apresenta “DHAMMA”, a individual de Narcélio Grud que fica em cartaz de 30 de março a 29 de junho. A mostra recebe esse nome em referência ao conceito de “Darma”, no qual todas as coisas estão interligadas. “Dhamma fala sobre essa energia do universo que está em nós, e que nós estamos no universo. Então fala de união, dessa simbiose com o mundo, nada é separado, nada é individual”, explica o artista.


Globum-Estrela Ferro, Aço, Acrílico e Pintura PU 200cm x 130cm x 80cm. Crédito: Divulgação

DHAMMA é fruto de 15 anos de pesquisa e produção artísticas, seus alicerces são a cinética, as construções sonoras e a interatividade com o público. 

Detalhe da obra "Tempo". Madeira, Aço e Pintura PU 100cm x 55cm x 42cm Crédito: Divulgação

É possível associar algumas esculturas de Narcélio com os “modulators” de Lazlo Moholy Nagy, um dos fundadores da Bauhaus e da arte cinética. Mas, sob olhar mais apurado, surgem diferenças fundamentais entre eles: os cinéticos de Nagy são autômatos, máquinas metálicas ligadas que funcionam a partir da eletricidade. Os cinéticos de Narcélio exigem o contato humano, de alguém que lhes dê corda ou lhes impulsione o movimento.


Roda Dhamma, 2017 – Ferro, Aço e Pintura PU – 145 x 250 x 50 cm

 Apesar do acesso à tecnologias da cinética, foi uma escolha do artista contar com a interação do público para movimentar suas obras, o que confere a elas diferentes ritmos. Confira um vídeo em que o artista comenta suas ideias para a exposição:

DHAMMA EXPO - VIDEO FINAL from Narcelio Grud on Vimeo.

Outra singularidade dos trabalhos de Narcélio é que eles produzem música, sonoridades harmoniosas e, eventualmente, melódicas. O artista propõe uma colaboração entre máquina e pessoa, as obras comportam-se como instrumentos que, se tocados pelo espectador, resultam em música. A exposição é um convite ao visitante para que ele seja coadjuvante das obras.

Serviço
DHAMMA
Datas e Horários: De 30/3 a 29/6.  De terça a sábado das11h às 18hs
Local:Choque Cultural |Rua Medeiros de Albuquerque, 250 – Vila Madalena
Entrada livre e gratuita