AGENDA DAS ARTES

Voltar

(des)limites: livro(s) de artista(s)

Artistas: Vários

Curadoria: Fabiola Notari

De 23/9 a 28/10

Casa Contemporânea Ver mapa

Endereço: Rua Capitão Macedo, 370 - Vila Mariana

Telefone: (11) 2337-3015

Um coletiva dedicada totalmente aos livros de artista. É assim a mostra “(des)limites: livro(s) de artista(s)” que abre no dia 23 de setembro de 2017, a partir das 13h, na Casa Contemporânea, na Vila Mariana, em São Paulo. Idealizado pelo espaço em parceria com a curadora, artista visual e pesquisadora Fabiola Notari, a mostra - que tem visitação gratuita até 28 de outubro de 2017, teve realização totalmente viabilizada através de financiamento coletivo, numa campanha ocorrida entre julho/agosto de 2017. 


Marisa Garcia de Souza. Crédito: Cortesia Casa Contemporânea.

Os artistas expositores são Anne Courtois, Clarice Vasconcellos, Christina Parisi, Cristina Bottallo, Daniel Marques, Edilaine Brum, Irene Guerreiro, Luciana Miyuki, Lucimar Bello, Márcia Gadioli, Márcia Rosenberger, Marisa Garcia, Renata Danicek, Renata Salgado, Rita Balduino, Rosa Esteves e Vitor Bossa.

Projeto
Durante a exposição, bate-papos e oficinas serão organizados e ministrados pelos expositores, propiciando momentos de compartilhamento, de conhecimentos e vivências. Sendo a Casa Contemporânea um espaço multidisciplinar voltado às artes contemporâneas e os artistas envolvidos, pesquisadores e educadores atuantes em diversas áreas culturais, reforça ainda mais a importância da realização dessa mostra, a qual está baseada na tríade produção, difusão e reflexão.

Relação forte com livro de artista
Desde 2014, a Casa Contemporânea mantém o Grupo de Estudos Livros de Artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos, coordenado por Fabiola Notari. A partir de encontros quinzenais, os participantes são estimulados a desenvolver seus próprios livros de artista e a refletir sobre sua produção, inserida na atualidade. Desde seu início, foram desenvolvidos projetos paralelos colaborativos: livro coletivo Tempo (2014) com encadernação artística de Marisa G. de Souza, participação de parte do Grupo de Estudos em duas edições da "outra Feira de Arte" (2016-2017) com curadoria de Lilian Bado, projeto cartões postais Fronteira (2016-2017) organizado por Renata Salgado e a vitrine expositiva ca.sa de pa.pel iniciada em 2017 com curadoria-coletiva do Grupo de Estudos.


Marcia Gadioli. Crédito: Cortesia Casa Contemporânea.

A Casa Contemporânea, em 2010, recebeu a exposição "sobre livros", com curadoria de Rafaela Jemmene e Adriana Affortunati e em 2013 a exposição Livro de Artista: produção, pesquisa e reflexão com curadoria de Luise Weiss, Fabiola Notari e Marília Lourenço. Sendo assim, a realização da exposição “(des)limites:…” não será apenas mais uma mostra sobre livros de artista, mas uma reflexão alongada no tempo e no espaço da existência da Casa Contemporânea que tem como foco, ser um espaço multidisciplinar e possibilitar a produção, difusão e reflexão desse suporte, meio e linguagem que é o livro de artista.

É importante, também pontuar a importância dessa exposição no âmbito histórico-cultural paulistano, no qual diversas feiras de publicações independentes e de artes gráficas expandem sua atuação. Nesses espaços culturais reflete-se sobre o alcance desse formato como um meio de discussão de conceitos contemporâneos e de desenvolvimento de redes de contato entre artistas, editoras, público e espaços culturais. É essencial, também pensar o espaço expositivo como um espaço para trocas e experimentações com livros de artista.


Daniel Marques. Crédito: Cortesia Casa Contemporânea.

Sobre a curadora
Fabiola Notari, artista visual e pesquisadora  Doutoranda em Literatura e Cultura Russa no Departamento de Letras Orientais (DLO/FFLCH/USP) com bolsa FAPESP, mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM/ASM) e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Leciona História da Fotografia e Fotomontagem no curso superior deFotografia no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, coordena o Grupo de Estudos Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos na Casa Contemporânea e é uma das gestoras do Gravurar, espaço voltado às artes gráficas localizado em Santos-SP. www.fabiolanotari.com.

Serviço
Exposição: "(Des)limites: livro(s) de artista(s)" com curadoria de Fabiola Notari.
Datah e horário: Abertura dia 23 de setembro, às 13h. Em cartaz até 28 de outubro de 2017.
Horário de funcionamento: De terça à sexta das 14h às 19h; Sáb das 11h às 17h.
Local: Casa Contemporânea |  Rua Capitão Macedo, 370 - Vila Mariana, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.