AGENDA DAS ARTES

Voltar

De tudo fica um pouco

Artistas: Ricardo Ribenboim

Curadoria: -

De 30/3 a 8/6

Galeria Raquel Arnaud Ver mapa

Endereço: Rua Fidalga, 125 - Vila Madalena

Telefone: (11) 2368-1572

Galeria Raquel Arnaud convidou o artista Ricardo Ribenboim, que neste ano completa os seus 50 anos de carreira, para realizar uma individual no andar superior de seu espaço. Em "De tudo fica um pouco", o artista apresenta cerca de 20 pinturas inéditas concebidas entre 2018 e 2019 com os mais insólitos materiais: peças descartadas, cera de abelha, madeira, tinta acrílica sobre tela, lona e couro. Ribenboim, além de resignificar a própria trajetória, por meio de particular articulação entre os elementos constrói uma poética contemporânea fundada num mundo em entropia. A mostra possui entrada livre e gratuita. Simultaneamente, a galeria apresenta as mostras "Liminaridade", de Frida Baranek, e "Contrato Colectivo Cromosaturado", que integra o projeto Condo São Paulo 2019 com obras dos artistas Alexander Apóstol e Cruz-Diez.

Ricardo Ribenboim, 2017. Feltro, tela, couro, cera e madeira, 50 X 50 cm. Foto: Ding Musa.

Há alguns anos, o artista vem reaproveitando telas, esculturas e materiais utilizados previamente em instalações e exposições, para criar trabalhos novos, programaticamente híbridos, suspensos entre as duas e as três dimensões. Pendurados como estandartes de uma procissão, pendem quadros compostos por restos de tecidos, madeiras e outros elementos previamente utilizados pelo artista.

Há tanto atmosfera mágica, quanto uma meditação sobre a passagem do tempo.  O que move o artista nessa pesquisa não é o desejo de atingir um resultado estético ou formal específico, mas, antes disso, a necessidade de recolocar em questão tudo o que ele fez ao longo de uma trajetória de décadas. Ao transformar uma reflexão quase filosófica em atividade física e prática, Ribenboim vivifica o passado e confere novos significados às obras e à sua própria prática.

Ricardo Ribenboim, 2016. Lona, madeira, tela, tinta acrílica e cera, 98 X 113 X 4 cm. Foto: Ding Musa.

Serviço
Exposição: "Ricardo Ribenboim - De tudo fica um pouco".
Datas e horários: Abertura dia 30 de março, das 11h às 18h. Em cartaz até 8 de junho de 2019. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 12h às 16h.
Local: Galeria Raquel Arnaud | Rua Fidalga, 125 – Vila Madalena, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.