AGENDA DAS ARTES

Voltar

Darcy Penteado, o Observador do Humano

Artistas: Darcy Penteado

Curadoria: Celso Curi

De 29/1 a 8/5

Museu da Diversidade Sexual Ver mapa

Endereço: Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518

Telefone: (11) 2627-8078

O Museu da Diversidade Sexual apresenta entre os dias 29 de janeiro e 8 de maio de 2016, com entrada gratuita, a exposição "Darcy Penteado, o Observador do Humano". A mostra traz uma nova visão da vida e obra do artista e ativista dos direitos humanos e da comunidade LGBT, que também lutou pela redemocratização do Brasil e pela conscientização sobre a epidemia da AIDS. Com mais de 30 painéis que exibem figuras humanas em tamanho natural, representando os personagens que o artista plástico, escritor, figurinista e cenógrafo retratou ao longo de sua vida, a exposição traz também fotos e fragmentos de obras, fotos e frases do autor.

A mostra traz uma nova visão da vida e obra de Darcy Penteado (Divulgação)

Segundo o curador da exposição, Celso Curi, Darcy Penteado sempre manifestou o seu talento através da observação generosa da raça humana. "Com elegância e precisão ele retratou o seu tempo, sem preconceitos. Sem medo de perder seu público mais fiel, assumiu sua sexualidade no final dos anos 1970 e foi um batalhador incansável pelos direitos dos homossexuais e da luta pela conscientização sobre a epidemia da AIDS".

Para Franco Reinaudo, diretor do Museu da Diversidade Sexual, a exposição valoriza a diversidade sexual e a luta pelos direitos cultivados pela instituição. "Recuperar a obra e a história do artista Darcy Penteado dá sentido à existência do Museu da Diversidade Sexual, que tem como missão preservar a memória da população LGBT".

A mostra permanece em cartaz até 8 de maio de 2016 (Divulgação)

“Darcy Penteado foi um grande artista, que entrou na história da plástica brasileira, mas teve uma dimensão social como pioneiro da causa LGBT. Numa época em que tudo estava trancado no armário, ele teve consciência de chamar atenção para um problema que tinha de ser melhor encaminhado do ponto de vista democrático, humano e de direitos humanos. Rememorá-lo mostra o quanto a APAA preza os valores de igualdade e não discriminação em nosso país”, salienta José Gregori, presidente do conselho administrativo da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), responsável pela execução da mostra ao lado do Museu da Diversidade.

Vistas da exposição no Museu da Diversidade Sexual (Divulgação)

serviço
Exposição: "Darcy Penteado, o Observador do humano", com curadoria de Celso Curi.
Datas e horários: De 29 de janeiro até 8 de maio de 2016. De terça a domingo, das 10h às 18h.
Local: Museu da Diversidade Sexual | Estação República do Metrô - República.
Entrada gratuita.