AGENDA DAS ARTES

Voltar

Criação de Macunaíma

Artistas: Mário de Andrade e outros

Curadoria: -

De 19/4 a 20/7

Casa Mário de Andrade Ver mapa

Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda

Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085

A partir de abril, até o final do ano, a programação da Casa Mário de Andrade, na Barra Funda, terá uma série de atividades em homenagem aos 90 anos da criação do romance Macunaíma, cuja versão original foi toda escrita em dezembro de 1926. A primeira delas será a exposição inédita “Criação de Macunaíma", que será aberta no próximo dia 19, a partir das 14 horas. O público poderá ver uma série de objetos referentes à criação do livro. Como, por exemplo, fac-símiles dos originais do romance (acervo IEB – Instituto de Estudos Brasileiros da USP); exemplar da edição original autografada do livro Macunaíma, de Mário de Andrade, pertencente ao acervo da Casa Guilherme de Almeida.

A Oficina Cultural Casa Mário de Andrade pertence à Secretaria da Cultura do Estado e é gerenciada pela organização social POIESIS. Programado sob a nova coordenação da Casa, por Marcelo Tupinambá, o evento – que vai até 20 de julho – incluirá ainda várias edições de Macunaíma, inclusive duas em quadrinhos – uma delas será lançada durante a mostra – e uma com gravuras do argentino naturalizado brasileiro Carybé.

Mário de Andrade (Reprodução/Portal Livre Opinião)

No mesmo dia 19, das 19h às 20h, será apresentada “Macunaíma Aula-Show”, com a cantora Iara Rennó. O fio condutor serão as músicas do seu álbum “Macunaíma Ópera Tupi” (selo SESC, 2008). Segundo Iara, o evento “revela e desvela”, com detalhes, a natureza essencialmente musical de Macunaíma. Executadas ao vivo, as canções serão contextualizadas na história e terão sua gênese contada, incluindo-se referências folclóricas.

Também haverá uma sessão especial do filme clássico Macunaíma – Herói sem nenhum caráter, do diretor Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, com comentários do pesquisador em cinema brasileiro Adilson Mendes.

A mostra permanece em cartaz até 20 de julho de 2016. (Divulgação)

serviço
Exposição: "Criação de Macunaíma".
Datas e horários: De 19 de abril a 20 de julho de 2016. De terça-feira a sábado das 10h às 18h.
Local: Oficina Cultural Casa Mário de Andrade | Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda.
Entrada gratuita.