AGENDA DAS ARTES

Voltar

Correlações entre variáveis aleatórias: Julio Plaza e Nelson Leirner

Artistas: Julio Plaza e Nelson Leirner

Curadoria: Inês Raphaelian

De 30/3 a 27/4

Galeria Marilia Razuk Ver mapa

Endereço: Rua Jerônimo da Veiga, 131 - Itaim

Telefone: (11) 3079-0853

Galeria Marília Razuk inaugura no dia 30 de março de 2019 a exposição “Correlações entre variáveis aleatórias: Julio Plaza e Nelson Leirner". Em cartaz até 27 de abril de 2019, a mostra apresenta um conjunto de 15 obras sob a curadoria de Inês Raphaelian, que arrisca estabelecer correlações aleatórias entre o pensamento crítico dos artistas Julio PlazaNelson Leirner - dois grandes nomes da arte brasileira que formaram uma grande parcela dos artistas e curadores da "Geração 1980", em São Paulo. A entrada é livre e gratuita. Simultaneamente a galeria participa da Condo São Paulo 2019, recebendo as artistas Lisetta Carmi, da Galeria Antoine Levi, de Paris, e Amalia Pica, do Instituto de Vision, de Bogotá.

Nelson Leirner, Sotheby's, 2012. Colagem sobre caixa de acrílico, 30 x 20 cm. foto: Divulgação.

Em destaque, a instalação As Meninas ou Os Meninos, de Julio Plaza, realizada em 1977 na galeria Global, e agora adaptada ao espaço da Galeria Marília Razuk, faz referência direta a obra de Velazquez de 1656 que abre a discussão sobre o espaço pictórico, o observador e o observado, onde o artista apresenta com maestria a complexidade do tema em um jogo de imagens fotográficas.

Nelson Leirner apropria-se de obras clássicas e personagens da pop/mass culture com inteligência e atitude irônica, trazendo assuntos recorrentes do mercado e o status quo da arte com as colagens de adesivos de personagens infantis sobre o catálogo da Sotheby's ou sobre Mapas Mundi tradicionais.

A curadoria traz ainda obras inéditas ao público, cedida de coleção particular, três pinturas dos neo hexagramas e do I Ching Change, de Julio Plaza, referente ao livro do artista de mesmo nome.

Serviço
Exposição: "Correlações entre variáveis aleatórias: Julio Plaza e Nelson Leirner", com curadoria de Inês Raphaelian.
Datas e horários: De 30 de março a 27 de abril de 2019. De segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h; sábado, das 12h às 17h.
Local: Galeria Marilia Razuk (SALA 1) | Rua Jerônimo da Veiga, 131 - Itaim Bibi, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.