AGENDA DAS ARTES

Voltar

Circus Naturae

Artistas: Rafael Silveira

Curadoria: Choque Cultural

De 18/7 a 12/9

Choque Cultural Ver mapa

Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 250 - Vila Madalena

Telefone: (11) 3061-2365

A Galeria Choque Cultural apresenta a partir do dia 18 de julho a exposição “Circus Naturae”, do artista Rafael Silveira. Nesta mostra, o artista explora um olhar brasileiro que vai além dos clichês da identidade nacional, apresenta uma série inédita composta por cerca de 15 obras, entre óleo sobre tela e óleo sobre madeira, e convida o público a um passeio por paisagens oníricas e abertas a diferentes significados. “Circus Naturae” fica em cartaz até 12 de setembro com entrada livre e gratuita.

Para essa exposição, Rafael Silveira explora o quadro, enquanto objeto, e desenvolve molduras esculturais, entalhadas em madeira e por vezes pintadas, também. Nesses trabalhos, a moldura deixa de ser um acessório da pintura e passa a integrar o corpo da obra, numa continuidade tridimensional que extrapola a pintura central.

Segundo Baixo Ribeiro, nesta exposição Rafael Silveira apresenta uma evolução conceitual importante desde suas últimas exibições em Londres e Nova York, no ano passado. “Além das telas-objetos,que fundem a pintura bidimensional com a moldura esculturórica, ele inicia um processo onde dispensa molduras e faz construções pictóricas mais elaboradas em telas de maiores dimensões, nas quais dispensa a moldura. Nessas telas, o artista imprime uma nova e dinâmica abordagem sobre suas temáticas recorrentes, do circo, das ciências naturais e do futurismo-retrô, e através de construções complexas e intrincadas, ele compõe cenas intrigantes e perturbadoras”, diz.

“No caminho, um espelho de parque de diversões distorce o mundano para o absurdo. O artista brasileiro Rafael Silveira combina imagens vagamente grotescas e um suposto nonsense para proporcionar uma experiência sensorial desorientadora, não muito diferente de um carnaval”. Assim definiu a revista Americana Hi-Fructose sobre a exposição solo que o artista apresentou recentemente em Nova York.

Sobre o artista
Nascido em Curitiba (PR), 1978, Rafael Silveira vive  e trabalha em Curitiba. É um artista multimídia que explora a potência de processos tradicionais para criar diálogos inovadores e experimentais. As tensões entre as linguagens é algo recorrente em sua obra, seja entre pintura e escultura, como nas telas-objetos, seja em outras hibridações, como o móvel-gabinete que contém um livro-escultura de fundo falso dentro do qual se encontra a paleta de tintas usadas na pintura do móvel. Ou ainda na performance musical realizada em uma de suas exposições, com a banda acústica Transtornados do Ritmo Antigo, na qual Silveira toca seu piston e canta.

Rafael Silveira, Circus Naturae / Créditos: Divulgação

Rafael Silveira, Circus Naturae / Créditos: Divulgação

 

serviço:
Exposição: “Circus Naturae”, de Rafael Silveira.
Datas e horários: De 18 de julho a 12 de setembro de 2015. De terça a sábado, das 11h às 18h.
Local: Galeria Choque Cultural | Rua Medeiros de Albuquerque, 250 - Vila Madalena.
Entrada franca.

Imagem de capa: Rafael Silveira - ornaMENTAL [divulgação].