AGENDA DAS ARTES

Voltar

Ciclo | Selva-Mata

Artistas: Monica Piloni e Fabio Baroli

Curadoria: -

De 11/4 a 8/6

Zipper Galeria Ver mapa

Endereço: Rua Estados Unidos, 1494 - Jardim América - São Paulo - SP CEP 01427-001

Telefone: 11 4306-4306

A Zipper Galeria apresenta “Ciclo” e “Selva-Mata”, exposições de Monica Piloni e Fábio Baroli respectivamente, que ficam em cartaz de 11 de maio a 8 de junho.

Ciclo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Obra de Monica Piloni. Crédito: Divulgação

“Ciclo” é a primeira individual de Piloni na galeria e é um ponto de intersecção  entre o corpo e o objeto, a escultura e a instalação, o erotismo e o bizarro. A artista curitibana faz uso de figuras de corpos humanos distorcidos, com múltiplos membros, desmembrados, enfim, formas não-naturais que geram no visitante um incômodo.

Suas obras propõem, simultaneamente, questionar a sexualização da figura feminina e atiçam sensualidade, por meio de corpos nus distorcidos que repelem e atraem.

Representações corporais são o ponto de partida da artista que atua como modelo-vivo de suas próprias obras, que partem de moldes feitos a partir de seu próprio corpo que passam pelas transformações e modificações de Piloni. “O dado do irreconhecível é algo que me move. Investigo se há um prazer por trás do medo. Meu trabalho depende da reação do público. Eu preciso desta resposta, deste espelho”, ela afirma.

Selva Mata

Obra de Fabio Baroli. Crédito: Divulgação

Em “Selva-Mata”, Fábio Baroli discute a intervenção do homem na natureza. O artista retrata paisagens características da Mata Atlântica, que constituem um recorte poética a partir de referências de vegetações nativas do Brasil.

A exposição é sua primeira individual na galeria e revela traços singulares do artista, como a edição das imagens, que se dá por meio de montagens, colagens, intervenções e interrupções, que traçam pararelos à característica da editoração gráfica. A escolha do tema na nova série se deu em razão da drástica diminuição das áreas de Mata Atlântica, situação ocorrida desde a colonização europeia e que se agrava cada vez mais.“No fundo, é uma paisagem humana, uma narrativa não linear. O olhar pode partir de qualquer ponto da instalação”, comenta.

Em uma das obras da exposição, Baroli  cria uma paisagem inventada no andar superior da Zipper, um site specific que transborda a pintura das telas para as paredes da galeria. “O intuito é estabelecer a intercomunicação, por meio da arte, entre as complexas e sensíveis relações do ser humano e suas ocupações, em seu amplo sentido de posse, ofício e lugar”, observa o artista.

Serviço
Ciclo e Selva-Mata
Datas e Horários: De 11 de maio a  8 de junho . De Segunda a sexta, 10h/19h; sábado, 11h/17h
Local: Zipper Galeria |R. Estados Unidos 1494, Jardim América – Tel. (11) 4306-4306
Entrada livre e gratuita