AGENDA DAS ARTES

Voltar

Cartas ao Mar

Artistas: Eustáquio Neves

Curadoria: Emanoel Araújo

23/10 a 3/1

Museu Afro-Brasil Ver mapa

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, sn - Parque Ibirapuera Portão 10 - Ibirapuera

Telefone: (11) 3320-8900

Fruto de uma longa investigação empreendida pelo artista mineiro Eustáquio Neves, “Cartas ao mar” apresenta mais de uma dezena de imagens em grandes dimensões concebidas a partir da experimentação de procedimentos fotográficos e tinta em papel de algodão. A mostra resgata memórias, por vezes autobiográficas, ora compartilhadas, representantes das heranças e histórias formadoras do Brasil. A abertura da exposição acontece no dia 23 de outubro, dia em que outras duas exposições são inauguradas em comemoração ao aniversário de 11 anos da instituição - “Raízes e Fragmentos - uma viagem ao território mental”, do artista Duda Penteado e “A nossa invenção da arte”, da coleção de Ladi Biezus, que também ganha um catálogo da exposição com lançamento no mesmo dia.

Em sua pesquisa, o artista buscou documentos, arquivos e depoimentos de moradores e comerciantes da área portuária tradicionalmente conhecida como Valongo, na cidade do Rio de Janeiro. Este local foi utilizado, ao longo do século XVII e XIX, como porto de entrada para mais da metade dos negros, sequestrados do continente africano, destinados ao trabalho escravo no Brasil. A história deste local, marcada pela violência e esquecimento, tem sido recuperada por inúmeros pesquisadores que identificam esta região não apenas como porta de entrada do tráfico de escravos, como também, uma espécie de cemitério daqueles que chegavam mortos ou doentes devido à árdua travessia pelo oceano atlântico no interior dos navios negreiros.

“A fotografia encontra em Eustáquio Neves um homem devoto dos dramas que envolveram e envolvem um passado atormentado e atormentador da nossa história. História de um povo que foi conduzido ao degredo humano e de tamanha força que não se apaga, não sai da nossa alma”, declara Emanoel Araujo, diretor curador e fundador do Museu Afro Brasil.

Eustáquio Neves, Sem título, 2015 (técnica mista) / Divulgação

Eustáquio Neves, Sem título, 2015 (técnica mista) / Divulgação

Eustáquio Neves, Sem título, 2015 (técnica mista) / Divulgação

serviço
Exposição: "Cartas ao mar", de Eustáquio Neves com curadoria de Emanoel Araújo.
Datas e horários: Abertura dia 23 de outubro, sexta-feira, às 19h. De terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até às 18h).
Local: Museu Afro Brasil | Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera - Portão 10.
Entrada; R$6,00 (Meia-entrada: R$3,00). Gratuito aos sábados.