AGENDA DAS ARTES

Voltar

Campos Elíseos

Artistas: Juan Esteves

Curadoria: -

De 25/1 a 20/2

Galeria ARTE691 Ver mapa

Endereço: Rua Dr. Miranda de Azevedo, 691 - Vila Anglo Brasileira, São Paulo

Telefone: (11) 96366-9393 / (11) 99986-8144

Em homenagem à cidade de São Paulo, a Galeria ARTE691 inaugura no dia 25 de janeiro - aniversário da capital paulista - a mostra "Campos Eliseos", de Juan Esteves. São 15 imagens, extraídas de seu livro Campos Eliseos História e imagens (Cult Com, 2018), que registram o primeiro bairro planejado de São Paulo. Os Campos Elíseos foi idealizado e loteado por empresários suíços e alemães no fim do século XIX, com destaque aos empreendedores Frederico Glete, suíço, e Victor Nothman, alemão, que adquiriram uma antiga chácara e a lotearam. Em cartaz até 20 de fevereiro de 2019, a exposição tem entrada livre e gratuita.

A mostra fica em cartaz na Galeria Arte691, na Vila Inglesa, São Paulo. Foto: Juan Esteves.

Esteves vem documentando a arquitetura histórica do centro de São Paulo há décadas. Juntamente com o curador de arte Antonio Carlos Abdalla em 2010 lançou Capital São Paulo e seu patrimônio arquitetônico, reeditado em 2013 pela Secretaria de Cultura do Estado e a Imprensa Oficial.

As fotos apresentam os destaques arquitetônicos históricos que permeiam o movimento clássico, neo clássico e eclético cujo representante máximo é o arquiteto Ramos de Azevedo, até a arquitetura modernista representada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, passando também por representantes da arquitetura Art Déco e Art Noveau.

As fotos apresentam diferentes movimentos arquitetônicos presentes na cidade.Foto: Juan Esteves.

Fotógrafo mais autoral, Esteves não se considera um “fotógrafo de arquitetura” exatamente. Sua ideia é retratar elementos da cidade de maneira autoral (o fotógrafo também já publicou 2 livros de retratos). Para tanto ele usa a interferência na imagem, retirando os ruídos que mesclam os edifícios no mundo contemporâneo, como os prédios ao lado, fios, postes, que São Paulo tem em excesso e acabam por impedir a visão da arquitetura.

Sobre o artista
Juan Esteves, nasceu em Santos e tem imagens nos acervos do MASP, MAM ( Rio e SP) na Bibliothèque Nationale de France, Musée D’ Eliseux em lausanne, nas
coleções do MON, MAC USP, Itau Cultural, Pinacoteca do Estado e Instituto Moreira Salles entre outras instituições. É autor de 6 livros autorais, e participa em
mais de 200 outros publicados na Inglaterra , Itália, Espanha, Japão, China, Estados Unidos, Holanda, entre outroa países.

Exposição permanece em cartaz até fevereiro de 2019. Foto: Juan Esteves.

Serviço
Exposição: "Campos Elíseos", de Juan Esteves.
Datas e horários: Abertura dia 25 de janeiro. Em cartaz até 20 de fevereiro de 2019. De quarta a sexta-feira, das 14h às 18h; sábado, das 12h às 16h.
Local: Galeria Arte691 | R. Dr. Miranda de Azevedo, 691 - Vila Inglesa, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.