AGENDA DAS ARTES

Voltar

Burgos #2

Artistas: Vários

Curadoria: Duílio Ferronato e Eduardo Besen

De 11/11 a 8/1

Funarte Ver mapa

Endereço: Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos, São Paulo - SP,

Telefone: (11) 3662-5177

No dia 11 de novembro, sábado, das 14h às 18h, é realizada a abertura do projeto "Burgos #2", que ocupa as galerias Mario Schenberg e Flávio de Carvalho, do Complexo Cultural Funarte SP. Idealizada e com curadoria de Duílio Ferronato e Eduardo Besen, a mostra discute a vida em uma cidade como São Paulo. Os espaços ficam abertos para visitação até o dia 8 de janeiro de 2018, com entrada livre e gratuita.

Obra de Malu Pessoa Loeb (Divulgação)

Os burgos, na Idade Média, eram aldeias ou povoados que, ao longo dos séculos, deram origem às cidades e às grandes metrópoles. Atualmente, quem habita o ambiente urbano vive disputas constantes por espaço, dinheiro, prazer, amor e diversão. A proposta da exposição é mostrar como esses conflitos se manifestam no campo da arte: “como viver e criar na metrópole?”. Serão exibidas instalações, pinturas, desenhos e esculturas de artistas e coletivos que dialogam com o espaço urbano.

Participam da mostra Carlos Algot, Cristina Elias, Malu Pessoa Loeb, Jorge Morabito, Pedro Drunska, Albert Lazarini e Daniel Melim (cortesia Galeria Choque Cultural)

Os artistas
Claramente inspirada na arte pop norte-americana, a obra de Daniel Melim mescla técnicas vindas do stencil, grafite e da pintura de rua ao imaginário da publicidade e dos painéis de outdoor. Mas, ao contrário da arte pop americana, a pintura de Melim é política, assim como foi a arte pop brasileira dos anos 60. Sob cores e formas arquetípicas, o artista impõe sua opinião e subverte a lógica "cor de rosa" da publicidade. Nestas pinturas as faixas verticais criam um ritmo quase musical. As cores vibram e ampliam esta sensação de frenesi. Estas pinturas gritam e ocupam o seu espaço.

Cristina Elias irá mostrar grandes telas, resultado de sua performance Inscriptura realizada no Paço das Artes em setembro de 2017. A artista escrevia com carvão e realizava movimentos de dança sobre estas telas criando novas imagens e leituras.

As pinturas de Malu Pessoa Loeb falam de memórias, do que já foi usado, de insetos e pragas, dos pedaços de vidas passadas revividos em pinceladas que nos fazem questionar a passagem do tempo..

Nas colagens de Jorge Morabito a cidade aparece em geometrias de papéis cortados, rasgados e sobrepostos. Sua poética nos aproxima de uma visão de cidade que se situa entre a ruína e a utopia.

Os jovens artistas Carlos Algot, Pedro Drunska e Albert Lazarini irão mostrar obras realizadas durante uma residência de 6 meses no Galpão da FUNARTE SP finalizada em setembro de 2017.

Daniel Melim, pintura de painel no atelier, 2017 (Divulgação)

Serviço
Exposição: "Projeto Burgos #2", coletiva com obras de Cristina Elias, Malu Pessoa Loeb, Jorge Morabito, Pedro Drunska e Albert Lazarini e Daniel Melim, e curadoria de Duílio Ferronato e Eduardo Besen.
Datas e horários: Abertura dia 11 de novembro, sábado, das 14h às 18h. Em cartaz até 8 de janeiro de 2018. De segundas a sextas, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 15h às 18h.
Local: Complexo Cultural Funarte SP | Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.