AGENDA DAS ARTES

Voltar

Bacante

Artistas: Regina Parra

Curadoria: -

De 21/3 a 20/4

Galeria Millan Ver mapa

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1360 - Vila Madalena

Telefone: 11 3031-6007

A artista paulistana Regina Parra utiliza a tragédia grega de Eurípides como ponto de partida para sua segunda individual Galeria Millan, no espaço do Anexo da galeria. Na mostra "Bacante", em cartaz entre os dias 21 de março e 20 de abril de 2019, ela apresenta três novas séries de pintura, neons, um trabalho em vídeo e uma performance feita em parceria com a artista Ana Mazzei e com a colaboração de outras nove mulheres - a performance acontece no dia da abertura. A entrada é livre para todas as idades e gratuita

Regina Parra, Bacante II, 2019. Óleo sobre papel, 217 x 145 cm. Foto: Julia Thompson.

O título da exposição aparece no singular indicando que o interesse da artista não está no enredo da peça teatral mas, sobretudo, em uma personagem: a bacante. Indomesticável e desejante, a bacante é também ser político.

Num país onde mulheres são cotidianamente espancadas, violentadas e executadas, a afirmação da potência do corpo feminino pode ser uma possibilidade de escape e resistência. Se assumir corpo-aberto-desejante. Se manter corpo-aberto-desejante, apesar de tudo. O erotismo como força, coragem e resistência.

Regina Parra, Bacante III, 2019. Óleo sobre papel, 217 x 145 cm. Foto: Julia Thompson.

Sobre a artista
Regina Parra, (1984, São Paulo, SP), vive e trabalha em São Paulo e dedica-se à pintura, à fotografia e ao vídeo. Sua poética atual estabelece relações entre teatro, corpo e vulnerabilidade feminina. Nos últimos anos realizou exposições individuais na Galeria Millan, São Paulo, SP (2016); Pivô, São Paulo, SP (2014); Galeria Effearte, Milão, Itália (2012) entre outras. Participou de inúmeras coletivas, entre elas, destacam-se "BRAZIL, Knife in the Flesh" PAC Milano, Milão, Itália, (2018) e "8a Mostra 3M de Arte no Largo da Batata", (2018) com o neon Eu preciso continuar/Não Posso continuar/Tenho que continuar/Vou Continuar.

Sua obra, A Grande Chance, foi recentemente incorporada a coleção da Pinacoteca de São Paulo através do programa de Patronos da Arte Contemporânea e está em cartaz no museu até 17 de junho. Foi premiada pela edital de ocupação da Fábrica de Arte Marcos Amaro, onde recentemente apresentou a exposição "Eu Me Levanto". Em 2018 participou do programa de residências artísticas Residency Unlimited, em Nova York, EUA; em 2012 foi contemplada com o Prêmio de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco e indicada ao Prêmio de Artistas Emergentes, Cisneros Fontanals Art Foundation, Miami, EUA.

Regina Parra, Bacante I, 2019. Óleo sobre papel, 217 x 145 cm. Foto: Julia Thompson.

Serviço
Exposição: "Bacante", de Regina Parra.
Datas e horários: Abertura dia 21 de março de 2019, quinta-feira, das 19h às 22h. Em cartaz até 20 de abril de 2019. De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 18h.
Local: Anexo Millan | Rua Fradique Coutinho, 1416 - Pinheiros, São Paulo.
Classificação livre; entrada gratuita.