AGENDA DAS ARTES

Voltar

Através

Artistas: Marco Giannotti

Curadoria: Agnaldo Farias

De 9/2 a 23/3

Galeria Raquel Arnaud Ver mapa

Endereço: Rua Fidalga, 125 - Vila Madalena

Telefone: (11) 2368-1572

Em "Através", o artista Marco Giannotti reúne pinturas e relevos que versam sobre a relação entre o desenho e a cor na pintura ocidental desde o Renascimento. Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra traz um conjunto inédito com cerca de 20 obras em que Giannotti utiliza esquemas de perspectivas em contraponto a uma gama cromática variada, aplicada em várias técnicas tais como pintura à óleo, têmpera e esmalte com graffiti. A perspectiva indica uma forma de ver e reconstruir uma cidade. A mostra fica em cartaz entre os dias 9 de fevereiro e 23 de março de 2019, simultaneamente à individual de Geórgia Kyriakakis, "Seca". A entrada é livre e gratuita.

Marco Giannotti, Sem título, 2018. Técnica mista, 60 x 100 cm. Foto: Riã Duprat.

“No momento presente, várias perspectivas podem ser lançadas com as novas tecnologias: 'Através' é o lugar onde o artista dá lugar a sua imaginação”, afirma Giannotti. Para ele, ainda, os espaços aludem a fragmentos de cidades ideais ou utópicas, as vezes labirínticas e atemporais. “A dimensão projetiva dos trabalhos abre, assim, possibilidades para refletir sobre o lugar da pintura no mundo contemporâneo, onde cada vez mais o espaço virtual se sobrepõe ao espaço real”, conclui o artista.

“Essas pinturas de Giannotti são tomadas por malhas retorcidas, arquiteturas aéreas, túneis aparentados com construções gráficas digitais, afunilando-se em direção a pequenas áreas de escape quadradas, módulos retraídos à pequena escala em virtude da distância; há também, em casos mais radicais, telas compostas por composições divergentes, algumas fundadas em contrapontos de perspectivas, outros em sobreposições desalinhadas, todos produtos instáveis, inquietos, ruidosos”, afirma Farias.

 

Ao ser além de artista, professor e tradutor, a obra de Giannotti reflete a sua natureza de estudioso e pesquisador. Nesta série de trabalhos que compõe a exposição "Através", o artista debruçou-se sobre os studioli de Urbino e de Gubbio, onde se realizavam importantes estudos de perspectivas e filosofia na renascença italiana. Farias aponta que os artistas do Renascimento inventaram a perspectiva como modo de organizar o mundo segundo o ponto de vista de quem contemplava a tela. “Mas o mundo de hoje não se organiza a partir de um ou dois ou três pontos de fuga, mas de N variáveis. E não se o enfrenta de fora, mas de dentro, submerso nele, no meio do redemoinho”, conclui.

Marco Giannotti, Sem título, 2018. Técnica mista, 50 x 110 cm. Foto: Riã Duprat.

 

Serviço
Exposição: "Através", de Marco Giannotti com curadoria de Agnaldo Farias.
Datas e horários: Abertura dia 9 de fevereiro, às 12h. Em cartaz até 23 de março de 2019. De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 12h às 16h.
Local: Galeria Raquel Arnaud | Rua Fidalga, 125 – Vila Madalena, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.