AGENDA DAS ARTES

Voltar

América Florida

Artistas: Vários

Curadoria: -

De 11/1 a 15/4

Memorial da América Latina Ver mapa

Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda

Telefone: (11) 3823 4600

O Memorial da América Latina exibe, a partir do dia 11 de janeiro, no Pavilhão da Criatividade, a mostra "América Florida", onde é apresentada a relação cultural dos países latino-americanos com as flores. Presentes em diversos hábitos da cultura latina, as flores retratam, simbolicamente, tanto o luto e a homenagem aos mortos, quanto às boas vindas aos recém-nascidos; sendo utilizadas também entre os casais apaixonados e para dar cor a comemorações, festas e casamentos. A exposição possui entrada livre e gratuita e permanece em cartaz até o dia 15 de abril de 2018.

Diego Manuel (Divulgação)

Pratos de argila, tupus (broche ornamental andino utilizado para prender xale), as famosas caveiras mexicanas do “Dia dos Mortos” e retábulos peruanos - feitos de madeira e massa de batata com gesso - também poderão ser vistos pelos visitantes, que poderão, inclusive, tocar e interagir com algumas das peças.

Entre os destaques estão as telas floridas do artista argentino Diego Manuel e a peça A moringa, obra da ceramista e escultora brasileira Izabel Mendes da Cunha, criadora das famosas noivas de cerâmica que hoje caracterizam o vale do Jequitinhonha. Peças religiosas em enfeites floridos também estão representadas em imagens de anjos e santas, tal como a figura do diabo em argila, com flores esculpidas no traje.

A diversidade vista em "América Florida", com peças tradicionais em variados suportes, representa os hábitos e costumes de vários países da América Latina, revelando a conotação de vitalidade que a exuberância das flores ganha entre os povos latino-americanos.

Diego Manuel (Divulgação)

Serviço
Exposição: "América Florida".
Datas e horários: Abertura dia 11 de janeiro de 2018. Em cartaz até 15 de abril de 2018. De terça a domingo, das 9h às 18h.
Local: Memorial da América Latina (Pavilhão da Criatividade) | Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.