AGENDA DAS ARTES

Voltar

Adaptável ao espaço que as palavras ocupam

Artistas: Jimson Vilela

Curadoria: Liliane Benetti

De 19/9 a 13/3

Centro Cultural São Paulo Ver mapa

Endereço: Rua Vergueiro 1000 - Paraiso

Telefone: 11 3397-4002

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe, entre os dias 19 de setembro e 13 de março de 2016, a instalação “Adaptável ao espaço que as palavras ocupam”, do artista Jimson Vilela. Situada na ala 23 de maio do Piso Flávio de Carvalho, a obra consiste em seis estantes de ferro entrecortadas por bobinas de papel branco contínuo, pesando uma tonelada, que saem de um único livro. A curadoria é de Liliane Benetti.

Acostumado a números considerados megalomaníacos para alguns, Jimson não se surpreende com a tonelada de celulose, afinal a matéria-prima de sua produção pesa mesmo. Aqui, são usadas 160 bobinas de papel de 300 metros cada uma. “Essas seis estantes suportariam mais ou menos esse peso em livros”, declara. O ponto de partida é sempre o livro, objeto simbólico de onde a maioria de suas instalações em papel brota, dele efluindo para ocupar espaços diversos.

Entretanto, não é só papel e tampouco um livro. Em “Adaptável ao espaço que as palavras ocupam”, as escolhas do artista quanto ao posicionamento da instalação dentro do edifício, sua volumetria dentro do enorme vão, a luminosidade, o acúmulo e, sobretudo, a reconfiguração espacial que instalação proporciona, são fundamentais para sua a compreensão da obra.

Sobre sua escolha, escreve “(…) o lugar onde está é uma ‘passarela’ sobre a biblioteca. (…) Comecei a imaginar os pavimentos do CCSP enquanto nichos de uma estante. Certamente, essa imagem foi deflagrada pelas estantes de livros da própria biblioteca do CCSP e também pelos vãos que marcam aquela arquitetura”.

Ainda no texto de apresentação, assinado pelo artista e Liliane Benetti, “a instalação expande-se como um corpo escultórico em proliferação: as páginas de um livro alastram-se pelo lugar, escalam estantes e aceleram-se em quedas”, contrariando a distribuição sistemática das fileiras de livros avistadas no piso inferior.

“Adaptável ao espaço que as palavras ocupam” foi contemplada no ano de 2014 pelo Proac Artes Visuais da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Jimson Vilela, instalação “Adaptável ao espaço que as palavras ocupam” ,no Centro Cultural São Paulo / Divulgação

Jimson Vilela, instalação “Adaptável ao espaço que as palavras ocupam”, no Centro Cultural São Paulo / Divulgação

Jimson Vilela, instalação “Adaptável ao espaço que as palavras ocupam”, no Centro Cultural São Paulo / Divulgação

Jimson Vilela, instalação “Adaptável ao espaço que as palavras ocupam”, no Centro Cultural São Paulo / Divulgação

serviço
Exposição: "Adaptável ao espaço que as palavras ocupam", instalação de Jimson Vilela com curadoria de Liliane Benetti.
Datas e horários: Abertura dia 19 de setembro, às 15h. Em cartaz até 13 de março de 2016. Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Local: Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso.
Instalação gratuita. Sem necessidade de retirada de ingressos.