AGENDA DAS ARTES

Voltar

Aberto pela aduana – Livro de Artista de Eustáquio Neves

Artistas: Eustáquio Neves

Curadoria: Emanoel Araújo

De 7/5 a 1/9

Museu Afro-Brasil Ver mapa

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, sn - Parque Ibirapuera Portão 10 - Ibirapuera

Telefone: (11) 3320-8900

O Museu Afro Brasil apresenta “Aberto pela aduana – Livro de Artista de Eustáquio Neves”, a primeira mostra individual do fotógrafo e artista multimídia desde 2015. A última exposição do premiado artista mineiro foi “Cartas ao Mar” que também ocorreu no Museu. A mostra fica em cartaz de 07 de maio a 1° de setembro de 2019.

Imagem da série"Máscara de Punição" de Eustáquio Neves. Crédito: Divulgação.

A exposição recebe esse título uma vez que “Aberto pela Aduana” é o nome da principal obra da mostra e foi produzida a partir de intervenções feitas em fotografias do artista com desenhos, colagens, entre outras técnicas. O livro é um objeto de arte e recebe esse título porque se propõe discutir as múltiplas violações que o  corpo negro sofre, desde o tráfico negreiro aos dias atuais. A Aduana é a organização estatal que controla a entrada e a saída de mercadorias no país, o artista afirma que o mesmo controle se dá com os corpos negros que, objetificados, são alheios à escolha de sua vida ou morte.

Página 10 do" Livro de Artista" de Eustáquio Neves. Crédito: Divulgação

A curadoria da exposição é assinada por  Emanoel Araújo que afirma que a fotografia encontra em Eustáquio Neves um homem devoto dos dramas que envolveram e envolvem um passado atormentado e atormentador da nossa história. De acordo com o curador “a  história de um povo que foi conduzido ao degredo humano e de tamanha força que não se apaga, não sai da nossa alma”. O artista retoma essa questão e através de sua arte sensibiliza o visitante a ter um outro olhar sobre a história brasileira que até hoje carrega resquícios do período escravocrata.











 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem da série"Máscara de Punição" de Eustáquio Neves. Crédito: Divulgação

A exposição apresenta obras inéditas, além do próprio livro,  o Museu Afro Brasil expõe a série "Máscara de Punição", tratam-se de imagens construídas a partir  de um retrato da mãe do artista mesclado a uma foto de uma máscara de ferro. Além disso, é possível conferir na a mostra obras da emblemática série “Encomendador de Almas”, de 2006
Serviço

Aberto pela Aduana – Livro de Artista de Eustáquio Neves
Datas e Horários. Abertura - 07 de maio, terça-feira, às 19 horas. Período expositivo de 07 de maio a 1° de setembro de 2019
Local: Museu Afro Brasil |Av. Pedro Álvares Cabral, s/n Parque Ibirapuera - Portão 10
Ingresso: R$ 6,00 | Meia entrada R$ 3,00 | Gratuito aos sábados