AGENDA DAS ARTES

Voltar

A pronúncia do mundo

Artistas: Marilá Dardot

Curadoria: -

De 22/1 a 2/3

Galeria Vermelho Ver mapa

Endereço: Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis

Telefone: (11) 3138-1520

Entre os dias 22 de janeiro e 2 de março de 2019, a Galeria Vermelho recebe a sétima ocupação individual de Marilá Dardot em seu espaço, com a mostra "A pronúncia do mundo". O projeto compila articulações que Dardot vem realizando com livros publicados em idiomas não dominados por ela desde 2015. As obras da exposição formulam novas compreensões literárias a partir de edições publicadas em diversas línguas. Simultaneamente, a galeria apresenta "The Runout", de Chiara Banfi, e "Timewaves (capítulo II)", da dupla Angela Detanico e Rafael Lain. A entrada é livre e gratuita.

A individual de Marilá Dardot fica em cartaz até março de 2019. Foto: Divulgação.

Essas ações fazem parte de uma série de projetos que a Vermelho receberá ao longo de 2019. As mostras se caracterizam por apresentar recortes de pesquisa ou series especificas dos artistas do elenco da galeria. Ainda estão previstos projetos de Cinthia MarcelleRosângela RennóMarcelo Cidade para os próximos meses.

Confira a seguir texto de Marilá Dardot sobre a exposição:

“Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo. O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, a exigir deles novo pronunciar.” Do texto Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, 1968.

Desde 2014 tenho feito trabalhos construídos a partir de pedaços de livros. Tudo começou quando fazia uma residência em Viena. Rodeada de livros escritos numa língua que não leio, minha atenção voltou-se para suas partes, para a matéria mesma de que eram feitos. Libertos de suas palavras, daqueles livros eu lia seus corpos: capas, miolos e folhas de guarda; cores, formas e desenhos de tempos e origens diversos. Lá comecei as séries Minha biblioteca e Código desconhecido. Ao longo dos anos pedaços de livros foram se acumulando no meu atelier, e daí vieram outros trabalhos: Investigação, Antologia de Inverno, Flyleaf, A pronúncia do mundo.

Alguma vez me perguntei por que eu, amante dos livros, ousava destruí-los. Descobri que a bibliofagia, como a antropofagia, podia ser libertadora. Entendi que, para além do prazer que gozo na prática formal dessas experimentações, esses trabalhos sem palavras, mudos à primeira vista, encarnam outras potências e aberturas. Seus silêncios engendram a construção dialógica de novas narrativas, um novo pronunciar do mundo, um ato de criação.

Marilá Dardot, 2019.

Serviço
Exposição: "A pronúncia do mundo", de Marilá Dardot.
Datas e horários: Abertura dia 22 de janeiro de 2019, terça-feira, das 20h às 23h. Em cartaz até 2 de março de 2019. De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h.
Local: Galeria Vermelho (Sala 2) | Rua Minas Gerais, 350 - Higienópolis, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.