AGENDA DAS ARTES

Voltar

A noite não adormecerá jamais nos olhos nossos

Artistas: Vários

Curadoria: Carollina Lauriano

De 3/6 a 20/7

Baró Galeria Ver mapa

Endereço: Rua da Consolação, 3417 - Cerqueira César

Telefone: (11) 3661-9770

A Baró Galeria apresenta a mostra coletiva  "A noite não adormecerá jamais nos olhos nossos”, que fica em cartaz de 3 de junho a 20 de julho de 2019. A abertura será no dia 1 de junho , sábado, das 14 às 19h A exposição reúne obras de Aline Motta, Bruna Amaro, Carolina Ricca Lee, Gabriela Monteiro, Heloisa Hariadne, Igi Ayedun, Juliana Santos, Lidia Lisboa, Luiza de Alexandre, Lyz Parayzo, Mariana Rodrigues, Micaela Cyrino, Monica Ventura, Rebeca Ramos, Renata Felinto, Sheila Ayo, Val Souza e Yaminah Garcia, sob curadoria de Carollina Lauriano.


Caroline Rycca Lee, "Órgão Fantasma”. S/D: S/D. Créditos: Divulgação

Será possível ver Pinturas, fotografias, assemblages, site-specific, performances e instalações - algumas inéditas, pensadas para a mostra -, e deriva da convocatória nacional proposta pelo coletivo de mulheres artistas Trovoa. A proposta surgiu a partir da necessidade de apresentar e discutir a pluralidade de linguagens, mídias e pesquisas que estão sendo produzidas por mulheres racializadas pelo país. A galeria busca ao mesmo descentralizar os discursos e apresentar uma rede de mulheres artistas, ampliando assim as referências no campo das artes.


Aline Motta. Pontes sobre abismos #3. 2017. Fotografia. Dimensões: 80 x 45 cm. Créditos: Divulgação

Fez parte da preparação para a exposição participar de um processo imersivo de 4 semanas, no qual abrirão e discutirão suas produções, a fim de fomentar vivências, fortalecer discursos, entender os processos criativos e expandir o ecossistema das artes visuais. Além das próprias artistas, mulheres de diversas idades fizeram parte das atividades.


Juliana dos Santos."Clitoria” (detalhe).  S/D. S/D. Dimensões: S/D. Créditos: Divulgação

Entre os temas apresentados na mostra estão espiritualidade e processos de cura, memória e identidade, deslocamentos, lutas e violências institucionalizadas. Como parte da mostra, haverá um ciclo de debates que recebe o título provocativo de “O que acontece depois de chegarmos aqui?”,as discussões buscam lançar luzes não somente sobre a presença de artistas racializados no campo da arte, mas também tratar da diversidade de suas produções e das investigações artísticas que atravessam seus trabalhos.

Serviço
A noite não adormecerá jamais nos olhos nossos
Datas e Horários: Abertura: 1/6 as 12h. De 3/6 a 20/7. De segunda a sábado, das 10h às 19h.
Local: Baró Galeria | R. da Consolação, 3.417 - Jardins, São Paulo.
Entrada livre e gratuita.