AGENDA DAS ARTES

Voltar

48ª ANUAL DE ARTE FAAP

Artistas: Varios

Curadoria: -

De 21/11 a 12/2

MAB - Museu de Arte Brasileira | FAAP Ver mapa

Endereço: Rua Alagoas, 903 - Prédio 1 - Higienópolis

Telefone: (11) 3662-7198

Tradicional mostra do circuito paulista reúne 33 obras de alunos da FAAP ao lado de sala especial das artistas Katia Fiera e Santarosa Barreto - que fizeram residência na Cité des Arts, em Paris.
A entrada é gratuita

A Anual de Arte FAAP, da Fundação Armando Alvares Penteado, abre ao público dia 21 de novembro. Aguardada todos os anos por revelar novos talentos e apresentar experimentações e pesquisas pioneiras em arte contemporânea, a exposição, em sua 48ª edição, reúne 33 trabalhos selecionados, nas mais variadas linguagens, meios e suportes, como desenho, pintura, gravura, colagem, vídeo, fotografia e objeto, além de intervenções.

Foram inscritos cerca de 150 trabalhos que passaram por uma Comissão de Seleção, formada pelos professores da FAAP Edilamar Galvão, Marcos Moraes e as artistas Andrea Tavares e Regina Parra. O critério de escolha dos 33 trabalhos levou em consideração a qualidade das obras, a inovação, o domínio das linguagens utilizadas e a coerência com os referenciais da contemporaneidade.

Pablo Brazil. Óleo sobre acrílico sobre suporte de madeira

A Anual de Arte é um espaço para desejos, experimentos e compromissos com a produção artística contemporânea, explica o coordenador do curso de Artes Visuais da FAAP, professor Marcos Moraes. "Além de privilegiar a experimentação e o potencial criador dos alunos, a mostra tem como objetivo dar condições e suporte para visibilidade, inserindo-os no circuito cultural e artístico", diz.

Gabriel Pitan Garcia. Plantas, da série Plantas da Tia Andréa. Madeira, arame, plantas e tinta spray

Os artistas participantes da Anual de Arte concorrem a sete bolsas de estudos na FAAP, de 90%, 75% e 60%. Integram a Comissão de Premiação, o curador e crítico Josué Mattos, a artista Rivane Neuenschwander e o professor da FAAP e artista Thiago Honório.

Sala especial
Além das obras selecionadas, a Anual de Arte conta com uma sala especial na qual são apresentados os trabalhos de artistas convidados que participaram do Programa de residência artística da FAAP na Cité des Arts, em Paris, a partir do convênio entre a Fundação e a instituição francesa. Nesta edição, o público poderá conferir os trabalhos das artistas Katia Fiera e Santarosa Barreto, além de material processual que documenta e apresenta a pesquisa desenvolvida ao longo dos seis meses de investigações artísticas.

"A presença de artistas convidados amplia a oportunidade dos possíveis diálogos entre a produção dos estudantes e os artistas que já estão inseridos no sistema artístico", completa o professor Marcos.

Com entrada gratuita, a exposição estará aberta de 21 de novembro a 12 de fevereiro de 2017 com horários diferenciados:
- De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com permanência até às 19h;
- Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, com permanência até às 18h;
- Às terças-feiras é fechado, mesmo quando feriado.

Ao longo do período de visitação, haverá encontros com as comissões de seleção e premiação da Anual de Arte, com as artistas convidadas e, no final da exposição, o lançamento do catálogo da mostra.

Confira a programação de atividades paralelas:
23/11/16 (quarta-feira), às 11h
Encontro com a Comissão de Premiação
Josué Matto, Rivane Neuenschwander e Thiago Honório
Mediação do professor Marcos Moraes

30/11/16 (quarta-feira), às 11h
Encontro com a Comissão de Seleção
Andrea Tavares, Edilamar Galvão e Regina Parra
Mediação do professor Marcos Moraes

08/02/17 (quarta-feira), às 11h
Encontro com as artistas convidadas
Katia Fiera e Santarosa Barreto
Mediação do professor Marcos Moraes

Marina WitteMann. Monotipias sobre papel e tela (acrílica com vernizes), 21 cabides de metal, 34 binder clips, arara e lâmpada.

Alunos selecionados para a 48ª Anual de Arte FAAP
Ana Luisa Tamer Lotaif
Ana Paula Hippler Gassen
Beatriz Guimarães
Camila Vaz e Olivia Ruiz
Carolina Surmann Wan
Catarina de Medeiros Cassius
Fernanda Maria Young de C. Machado
Gabriel Pitanga Garcia
Gustavo Teixeira Junqueira
Heloísa Morais Franco
Isabelle Alves Passos
Isadora S. Belletti Rodrigues
Israel Vinícius Macedo Pereira
Joana Calachi Rebelo
Juan Moreno Bianchi
Julia Mendonça Gallo
Juliana Piva de Albuquerque Lewkowicz
Lucas Moura Silva
Maria Fernanda Rezende Simonsen
Marina WitteMann
Mauren De Leon Nunes
Miriam F. Bratfisch Santiago
Pablo Brazil
Rafaela Klinger Cukierkorn
Vinícius Maffei

Artistas convidados

Santarosa Barreto
É formada em Artes Plásticas pela FAAP. Sua pesquisa está relacionada à apropriação de imagens, identidade e a banalidade do dia a dia, usando a fotografia como principal mídia de trabalho. O autorretrato é bastante presente como forma de estudo não somente da sua própria identidade, mas também como modo de explorar os estereótipos humanos. Em 2012, Santarosapassou uma temporada na cidade de Nova Iorque, onde estudou no International Center of Photography e, no início de 2016, fez residência Artística na Cité des Arts, em Paris. Suas referências vão desde a cultura pop, como cinema e música, até a História da Arte, pensada como tema e objeto de pesquisa. 

Katia Fiera
Artista visual, pesquisadora e educadora. Mestra em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo ECA/USP, com graduação pela FAAP. Em 2015, fez residência artística na Cité des Arts e foi contemplada com Prêmio PROAC Livro de Artista em 2014. Em 2012, lançou o livro "Para Chegar Lá" em Barcelona (Espanha), onde também realizou sua primeira mostra internacional na Galeria Paradigmas.

Realizou oito exposições individuais, entre elas Ponto de Fuga, instalação que ganhou o prêmio Nascente USP, em 2013, e participou de mostra no Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo. Foi prêmio Destaque da Bolsa Iberê Camargo em 2013 e participou dos salões MARP, Salão de Abril, Piracicaba e Pequenos Formatos. Seu trabalho, sobretudo em desenho e na produção de livros de artista, investiga o suporte destas práticas, indo do papel ao espaço, onde adota um caráter de instalação.

48ª Anual de Arte FAAP
Mostra com 33 obras produzidas por alunos nas mais variadas linguagens e selecionadas por uma comissão composta por especialistas da área.  Há ainda uma sala especial com a participação de artistas convidados, que estiveram em residência artística na Cité des Arts, em Paris.

Abertura: 21/11/2016, às 20h
Período de visitação: 23/11 a 12/02/2017
Local: MAB-FAAP - Salão Cultural
Agendamento de visitas educativas: (11) 3662-7200      
Entrada: gratuita